top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

População de Niterói decide uso de verbas para cultura

A partir desta sexta-feira (12/11), a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas, inicia o Orçamento Participativo da Cultura (OP). Os encontros abertos à população serão realizados nas cinco regiões da cidade, com o objetivo de debater e deliberar a aplicação de recursos em atividades culturais nessas áreas. No total, R$ 700 mil no orçamento de 2022 serão destinados às ações.

ree
Foto: Bruno Eduardo Alves / Prefeitura de Niterói

"A participação popular é uma marca desta gestão, porque acreditamos na escuta dos niteroienses como chave para a decisão sobre o futuro de Niterói. É com a construção do Orçamento Participativo que vamos definir, de forma democrática, as prioridades para cada região da cidade. Vamos ouvir da população de que forma eles veem a destinação dos investimentos da cidade na área da cultura", destacou o prefeito de Niterói, Axel Grael.


Segundo o secretário municipal das Culturas, Leonardo Giordano, a ação é inédita na cidade e garante que a população decida, de forma democrática, o que deseja levar para seus bairros e regiões, no que diz respeito a ações culturais.


“Sempre que conversamos com a população, percebemos que muitas pessoas têm ideias incríveis de atividades culturais para o lugar em que vivem. O OP é uma oportunidade para as pessoas apresentarem essas ideias e, de fato, a gente conseguir executar, atendendo às necessidades. Há um orçamento destinado para isso, e as reuniões abertas serão os espaços para esse diálogo”, ressaltou.


Sobre o OP


O Orçamento Participativo (OP) da Cultura é um processo pelo qual a população debate e decide, de forma direta, a aplicação de parte dos investimentos da Cultura que serão executados no ano seguinte. Por meio do OP, é possível sugerir propostas sobre onde empregar os recursos da Secretaria Municipal das Culturas (SMC), definir prioridades, indicar os caminhos a serem tomados, acompanhar as ações e avaliar a implementação das ações elaboradas nos encontros.


A participação popular é fundamental, uma vez que seu objetivo é construir o caminho da decisão da aplicação do recurso público em diálogo com as cidadãs e cidadãos niteroienses, de forma a contribuir com uma política cultural mais coletiva, transparente e plural.


Calendário de Encontros:


Sexta- feira (12/11) - Live explicativa no Facebook da Cultura Niterói


13/11 às 9h - Região Oceânica: Praça do Engenho do Mato

14/11 às 9h - Região Leste: Praça Arthur Fidelis (Praça da Saudade)

15/11 às 14h - Praias da Baía: Teatro Popular Oscar Niemeyer

20/11 às 9h - Pendotiba: Praça do Largo da Batalha

21/11 às 9h - Zona Norte: Horto do Fonseca

27/11 às 9h - OP Cidade: Biblioteca Parque de Niterói


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page