top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Portugal e Brasil se unem pela adoção do português na ONU

O primeiro-Ministro de Portugal discursa no debate geral da 79ª sessão da Assembleia Geral | ONU/Loey Felipe

No primeiro discurso nas Nações Unidas após assumir o cargo, o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, expressou o desejo de ver a língua portuguesa se tornar oficial na organização.

Ao pronunciar-se no dia 26 na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, o chefe do Governo português sublinhou que abordou o tema em encontro nas Nações Unidas com o presidente do Brasil.

“É com muito orgulho que falo em português. Além de ser o quarto idioma mais falado no mundo como língua materna, unindo hoje mais de 260 milhões de pessoas em todos os continentes, a língua portuguesa é língua oficial e de trabalho em 33 organizações internacionais, desde logo, na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. É por isso legítima a ambição desta comunidade de ver a língua portuguesa reconhecida como língua oficial das Nações Unidas. Ainda ontem acertei com o presidente Lula da Silva do Brasil o nosso empenho e disponibilidade para em conjunto com todos os países que falam a língua portuguesa concretizar este objetivo.”

Montenegro disse que o mundo pode contar com Portugal ao tratar de causas comuns e em favor de uma visão para um futuro de progresso.

“A legitimidade das Nações Unidas, o seu poder de convocação e a sua autoridade normativa global, aliados à sua competência multidisciplinar, são alguns dos seus trunfos singulares, que devem ser potenciados em prol das nossas causas comuns e de uma visão partilhada do futuro. O caminho que temos pela frente é árduo e incerto, mas o objetivo está traçado. Iremos trilhá-lo com esperança e confiança. Nesta trajetória, as Nações Unidas e a comunidade internacional podem contar com Portugal.”

Na sua intervenção, o primeiro-ministro português enfatizou o posicionamento português em favor do recém-adotado Pacto para o Futuro e pela reforma a do Conselho de Segurança.

Ele declarou apoio à aspiração da África, do Brasil e da Índia em integrar o órgão sobre o qual destacou que o direito de veto representa uma responsabilidade que deve ser usada desse modo.


Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page