'Pouso confirmado': robô da NASA aterrissa em Marte


Uma das primeiras fotos do Planeta Vermelho enviadas pelo robô da NASA (Divulgação/NASA)

O rover Perseverance da NASA pousou em Marte na tarde desta quinta-feira (18), no horário de Brasília. A aterrissagem marca o sucesso de uma jornada de quase 480 milhões de quilômetros viajados no espaço como parte de uma missão para encontrar evidências de vida extraterrestre.

"Touchdown [pouso] confirmado! O Perseverance está seguro na superfície de Marte e pronto para começar a buscar sinais de vidas passadas”, anunciou Swati Mohan, a líder de operações de controle e orientação da missão, no momento do pouso histórico.

"Pouso confirmado. A contagem regressiva para Marte está completa, mas a missão está apenas começando"


Assim que o rover pousou no Planeta Vermelho, a equipe da Nasa nos Estados Unidos comemorou com gritos e aplausos – o sucesso da missão significa que o Perseverance superou os chamados "sete minutos de terror", nos quais a sonda pousa de forma autônoma. Os engenheiros da agência norte-americana explicaram que o atraso de 14 minutos até que as informações saiam de Marte e cheguem à Terra impediu os engenheiros de tripular o pouso.

Nos primeiros minutos após o toque inicial em Marte, o robô conseguiu transmitir duas fotos da paisagem do planeta.

​"Olá, mundo. Está é a minha primeira impressão da minha casa eterna."

"E outro olhar para trás. Bem-vindo à Cratera de Jezero. #CountdownToMars"


O robô, que pesa pouco mais de uma tonelada e tem o mesmo tamanho de um carro grande, pousou na cratera Jezero, que é considerada um dos locais de pouso mais perigosos escolhidos pela NASA até agora: ela é repleta de rochas afiadas, penhascos perigosos e pedregulhos.

Os cientistas acreditam que, como a cratera é um antigo lago, pode conter restos de micróbios mortos há muito tempo, no remoto passado em que Marte era um planeta úmido.


Fonte: Agência Sputnik

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle