top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Praia do Sossego quase pronta para receber Bandeira Azul

As intervenções que a Prefeitura de Niterói está realizando na Praia do Sossego, Região Oceânica da cidade, estão entrando na reta final. O local vem passando por obras de infraestrutura para se adequar aos parâmetros necessários para receber o certificado de Bandeira Azul. Na manhã desta quinta-feira (5/8), em visita técnica às intervenções, o prefeito Axel Grael lembrou que a praia já foi classificada pelo júri nacional para receber o reconhecimento internacional de sustentabilidade. Em setembro, o júri internacional se reúne para decidir os selecionados para receber a bandeira.

ree
Prefeito Axel Grael vistoria obras de melhoria na Praia do Sossego / Foto: Douglas Macedo, Prefeitura de Niterói

O programa Bandeira Azul, credenciado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e Unesco, é a maior premiação global dedicada à certificação da gestão de praias, marinas e embarcações de turismo que possuam um elevado grau de gestão ambiental e preservação do ecossistema como um todo, incluindo marítimo e da Mata Atlântica que esteja no entorno.


A Prefeitura de Niterói está realizando melhorias de infraestrutura turística, acessibilidade e enriquecimento ambiental da Praia do Sossego para se adequar à certificação. Já foi feita uma escada de pedra para acesso à praia com guarda-corpo e áreas de descanso, mirantes de contemplação acessível a cadeirantes e sistema de infraestrutura verde com jardins de chuva como forma de manejo de águas pluviais. Também já foi concluída a construção do pórtico de entrada em madeira, colocação de lixeiras, sinalização para educação ambiental e paraciclos, contêiner com posto destacado para a Guarda Ambiental, banheiro acessível, lava-pé e chuveirão.


O prefeito Axel Grael pontuou que a candidatura da Praia do Sossego para o certificado é sinalização de que uma das mais belas áreas de Niterói também tem gestão ambiental e está apta a receber o selo dentre as melhores do Brasil.


“Nós fizemos intervenções muito importantes na Praia do Sossego não só para adequar o local às exigências da Bandeira Azul, mas também para garantir que ela siga preservada e possa ser usufruída por todos. As características de Niterói e os investimentos que fizemos nos credenciam para concorrer a esse reconhecimento”, defendeu.


O secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson, explicou que nesta reta final de intervenções, o local vai passar por paisagismo e restauração ecológica com espécies de restinga e do bioma local.


“Vamos fazer o plantio de aproximadamente um hectare de restauração ecológica com espécies de restinga e Mata Atlântica, além de fazer o paisagismo do entorno. Também vamos fazer a instalação de placas educativas sobre o bioma local. Queremos tornar a praia melhor para os turistas e niteroienses, além de mantê-la mais preservada e organizada para as atuais e futuras gerações”, detalhou.


Restauração da restinga de Camboinhas - Durante a visita técnica, o prefeito ainda esteve na restinga de Camboinhas, que foi escolhida para a retomada do projeto de Restauração Ecológica e Inclusão Social, interrompido no ano passado em função da pandemia. Desde março, voluntários trabalham no local, usando conceitos de economia circular.


Antes de iniciar o plantio de novas mudas, o grupo retirou cerca de 20 toneladas de leucenas, uma espécie de planta exótica invasora. Toda esta quantidade de plantas, que iria para descarte, foi triturada e transformada em adubo usado no plantio das mudas utilizadas na restauração ecológica. O cacto do gênero Opuntia, também invasor, está sendo utilizado como barreira física para fechar a área e proteger a vegetação dos quadriciclos que costumavam circular pelo local.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói


Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page