top of page

Praia do Sossego vai receber 'Bandeira Azul' pela terceira vez

Pelo terceiro ano consecutivo, a Praia do Sossego, na Região Oceânica de Niterói, receberá o prêmio Bandeira Azul. É a maior premiação internacional global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo com elevado grau de gestão ambiental e preservação do ecossistema. A premiação faz parte de um programa credenciado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e (Unesco).

Foto: Leonardo Simplício / Prefeitura de Niterói

Ao todo, 31 praias e 11 marinas brasileiras serão contempladas com a certificação internacional de sustentabilidade para a temporada 2023/2024 escolhidas por um júri internacional. Neste ano, a temporada Bandeira Azul Brasil começa no dia primeiro de novembro.


“Niterói tem um histórico que estamos implantando nos últimos anos rumo à sustentabilidade. A Praia do Sossego é uma de nossas preciosidades. Montamos toda a estrutura para que local seja utilizado de forma sustentável e com preservação. É assim que estamos atuando também nas nossas áreas verdes”, explicou o prefeito de Niterói, Axel Grael.


Educação ambiental


A implantação de infraestrutura foi fundamental para a premiação da Praia do Sossego há dois anos. Desta vez, as ações de educação ambiental desenvolvidas de forma periódica pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente contribuíram ainda mais para a nova certificação.


As atividades desenvolvidas incluem práticas educativas sobre temas como gestão de resíduos, consumo de plástico de uso único (descartáveis) e poluição do ambiente marinho junto a estudantes das escolas da rede municipal; capacitação dos funcionários da Prefeitura de Niterói para gestão ambiental local; instalação de placas educativas com informações sobre a fauna local, com o objetivo de torná-la conhecida; e sensibilizar a comunidade para a importância de sua preservaçã

Foto: Leonardo Simplício / Prefeitura de Niterói

Importância ecológica


A Praia do Sossego tem um importante papel ecológico como parte do Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT), um dos principais paraísos ecológicos da cidade. No local, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos realiza trabalhos de educação ambiental com o objetivo de torná-la conhecida e, assim, promover o uso sustentável para recreação e turismo. Outra iniciativa de educação ambiental contou com a participação do Instituto Mero do Brasil, que atua na preservação dos oceanos e da espécie de peixe Mero; Projeto Uçá e a participação da Praia do Sossego no evento Clean Up Day.


“Receber novamente a Bandeira Azul, ao lado de praias de diversas regiões do Brasil é o reconhecimento de que fizemos a gestão sustentável deste paraíso da nossa cidade no último ano. Vamos seguir investindo em melhorias de infraestrutura turística, acessibilidade, restauração ecológica e educação ambiental. Também estamos muito honrados em sediar a inédita cerimônia nacional de entrega das bandeiras. Com muita alegria receberemos em Niterói os representantes de todas as praias e marinas premiadas no Brasil”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente de Niterói, Rafael Robertson.


A premiação


A Praia do Sossego passou por melhorias e obras de infraestrutura. No local, houve a instalação de ducha, banheiro e lava-pés, além de intervenções para a infraestrutura turística, acessibilidade e enriquecimento ambiental, como a escada de pedra (bioconstrução) de acesso à praia com guarda-corpo e áreas de descanso, mirantes de contemplação acessível a cadeirantes e sistema de infraestrutura verde com jardins de chuva como forma de manejo de águas pluviais.


“A gestão da Praia do Sossego é referência nacional em sustentabilidade. Essa classificação é um reconhecimento a esse trabalho”, disse o subsecretário de Sustentabilidade, Allan Cruz.


A Bandeira Azul é a maior premiação internacional global já dedicada à certificação de gestão de praias, marinas e embarcações de turismo com um elevado grau de gestão ambiental e preservação do ecossistema.


Neste ano, o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul contou com a participação de organizações internacionais renomadas, como a FEE (Foundation for Environmental Education); IUCN (International Union for Conservation of Nature); UNESCO (United Nations Educational Scientific and Cultural Organization); EUCC (European Union for Coastal Conservation); European Environment Agency; UNEP (United Nations Environmental Program); WTO (World Tourism Organization); WHO (World Health Organization); ILS (International Life Saving Association); ICOMIA (International Council of Marine Industry Association); ENAT (European Network for Accessible Tourism) e WCA (World Cetacean Alliance).


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói.


Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page