top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Prefeito da cidade portuguesa de Cascais visita Niterói

A Prefeitura de Niterói recebeu, nesta quinta-feira (4/5), a visita do prefeito da cidade portuguesa de Cascais, Carlos Carreiras. A comitiva, que também contava com a presença do secretário de Turismo de Cascais, Bernardo Corrêa de Barros, e empresários portugueses, foi recepcionada pelo prefeito em exercício de Niterói, Milton Cal, e pelo ex-prefeito e atual secretário Executivo de Niterói, Rodrigo Neves.

Foto: Bruno Eduardo Alves / Prefeitura de Niterói

Durante a visita, foi firmado um acordo de cooperação entre Niterói e Cascais para a troca de experiências nas áreas ambiental, de segurança pública e de cidades inteligentes. O ex-prefeito e atual secretário Executivo de Niterói lembrou os laços que unem a cidade à Portugal.


“A comunidade lusitana tem uma forte presença em Niterói. A cooperação da prefeitura de Niterói com cidades portuguesas que têm administrações inovadoras como Braga, Porto, Lisboa e agora Cascais, será muito positiva para o desenvolvimento econômico, para a atração de investimentos e principalmente para troca de experiências na nossa gestão pública. Carlos Carreiras é um dos melhores prefeitos de Portugal e Cascais tem uma identidade com Niterói por ser uma cidade com vocação para a indústria náutica, para a vela e para as atividades relacionadas ao desenvolvimento sustentável”, destacou Rodrigo Neves.


A delegação reservou a parte da manhã para conhecer pontos importantes da cidade como o Museu de Arte Contemporânea (MAC). O museu, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, é símbolo de Niterói, patrimônio nacional e considerado uma das maravilhas arquitetônicas do mundo. Depois, a comitiva seguiu para o Parque Orla Piratininga. Lá, conheceram o primeiro sistema de jardins filtrantes do estado do Rio de Janeiro. Eles filtram as impurezas das águas pluviais e das três principais bacias hidrográficas que desaguam na Lagoa de Piratininga: Bacia do Rio Cafubá, Bacia do Rio Arrozal e Bacia do Rio Jacaré, devolvendo água de qualidade para a Lagoa de Piratininga.

Foto: Bruno Eduardo Alves / Prefeitura de Niterói

A visita terminou no Centro Integrado de Segurança Pública, CISP, onde o prefeito de Cascais conheceu a estrutura operacional, de mobilidade e segurança de Niterói. Carlos Carreiras ressaltou a importância da troca entre as cidades e se disse surpreso com o que viu.


“Conheci Niterói há 30 anos e agora reencontro a cidade em uma situação infinitamente melhor. Pudemos observar várias semelhanças entre as políticas públicas de Niterói e Cascais. Ao contrário do ditado 'o segredo é a alma do negócio', acho que o sucesso está em compartilhar, que é o que estamos fazendo aqui. Quanto mais partilharmos, mais cresceremos”, resumiu o prefeito Carlos Carreiras.


Também acompanharam as visitas o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite; o secretário municipal de Administração, Luiz Vieira; o presidente da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), Gilson Alves de Souza Júnior, e o presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Fernando Brandão, além do vereador Fabiano Gonçalves.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comentários


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page