top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Prefeito de Maricá entrega 20 apartamentos populares em Ubatiba


Foto: Reprodução

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, entregou nesta terça-feira (7/3) 20 apartamentos do Programa Habitar Reassentamentos no bairro Ubatiba. A ação tem o objetivo de reassentar pessoas que viviam em áreas de risco ou em terrenos públicos. Presente no evento, o prefeito Fabiano Horta ressaltou a importância da oferta de moradia digna à população, direito assegurado pela Constituição Federal, e falou da alegria no olhar de cada morador.


“Essa é uma política contínua da nossa gestão. Essas famílias sofreram no passado com enchentes, rachaduras ou comprometimento das estruturas, e hoje ganham uma moradia com muita dignidade e com um senso de pertencimento à comunidade de Maricá. Hoje, 20 famílias terão um lar melhor, com jovens, adultos, crianças e idosos, vivendo com muito compartilhamento de alegria”, destacou o prefeito durante a entrega das chaves.


Os novos apartamentos, de aproximadamente 50 metros quadrados, possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e uma área de serviço. O condomínio ainda conta com área externa com churrasqueira, banheiro e amplo estacionamento. O secretário de Habitação e Assentamentos Humanos, Victor Maia, destacou a importância da entrega dos apartamentos à população.


“O programa foi criado para reintegrar a população em situação de vulnerabilidade em espaços de moradia digna, salubre e confortável, com condições de garantir a segurança dos moradores. Estamos atentos às demandas climáticas, retirando as pessoas de áreas com risco de deslizamento e alagamento, tornando a cidade mais resiliente e também promovendo dignidade às pessoas por meio da concessão de moradias seguras”, disse o secretário.


Moradores comemoram a entrega das chaves da nova casa


A dona de casa Natalia Silva da Costa, de 21 anos, conta que seu sonho está sendo realizado e já pensou como irá decorar sua nova casa.


“Eu morava em uma área de risco no Morro do Amor, minha casa estava para cair. Não dava mais para ficar e fomos incluídos no aluguel social. Hoje, estou recebendo minha casinha, um sonho realizado. Vou fazer o quartinho do meu filho como sempre sonhei, e já estou fazendo vários planos”, contou a mãe do pequeno Bernardo, de apenas cinco meses.


A patologista Isabel Cristina Marinho, de 28 anos, contou que a concessão da moradia vai garantir a segurança dela e de sua família.


“Morava em Ponta Negra, em uma encosta que deslizou após uma grande chuva. Foram momentos de desespero e um trauma muito grande. Poder receber a nossa casa é um sonho e uma emoção única. Era o desejo da minha irmã poder morar em um apartamento e hoje se tornou realidade”, disse.


Programa Habitar Reassentamentos


O programa Habitar Assentamentos foi criado com objetivo de realocar pessoas que viviam em áreas de risco (desabamento ou deslizamento) ou em terrenos públicos. Os cidadãos recebem aluguel social até que a nova residência fique pronta. Elas são realocadas em imóveis ociosos adquiridos pelo município, mas sem descartar a construção de novas unidades.


O município mantém uma fila de prioridades no reassentamento, que caminha conforme a disponibilidade de novas residências.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page