Prefeito de Niterói e lideranças se solidarizam com o TODA PALAVRA


Axel, vítima também de recentes ameaças bolsonaristas, se solidarizou com o TODA PALAVRA / Leonardo Simplício

Os ataques e insultos dirigidos pelo vereador bolsonarista Douglas Gomes ao TODA PALAVRA e ao seu editor-chefe, o jornalista Luiz Augusto Erthal, criaram uma corrente de apoio e solidariedade ao jornal formada por parlamentares, líderes políticos, sindicalistas e leitores. Na sessão plenária desta quarta-feira, 3, após novas agressões feitas da tribuna da Câmara por Douglas Gomes (PTC), vários vereadores se manifestaram em defesa do veículo.

Nesta quinta-feira, 4, foi a vez do prefeito de Niterói, Axel Grael, se solidarizar com o TODA PALAVRA. Em mensagem pessoal enviada ao editor do jornal, ele manifestou seu apoio ao veículo e ao jornalista, qualificando de “inaceitáveis” as agressões do parlamentar. Axel, que também foi alvo de ameaças por parte do deputado bolsonarista Daniel Silveira, preso por ataques aos ministros do STF, exaltou também a contribuição do TODA PALAVRA para a defesa da democracia na cidade:

“Amigo Erthal. Quero me solidarizar com você e o Toda Palavra com relação aos ataques inaceitáveis que têm recebido. Niterói é uma cidade de história democrática e de diálogo. O seu trabalho é imprescindível para proteger e fomentar esta vocação da nossa cidade”, enfatizou o prefeito.

O ex-prefeito Godofredo Pinto também enviou uma mensagem pessoal para o editor, classificando como “absurdas agressões” os ataques de Douglas Gomes e estimulando o jornal a prosseguir na sua missão. “Sei que você se manterá no bom combate”, completou.

Além de vários vereadores, como Paulo Eduardo Gomes (PSOL), Binho Guimarães (PDT), Walkíria Nichteroy (PCdoB) e Professor Túlio (PSOL), os deputados estaduais Flávio Serafini (PSOL) e Waldeck Carneiro (PT), também manifestaram apoio ao jornal.

“Conte comigo nessa batalha contra o fascismo e a pela liberdade de imprensa”, disse Serafini. “TODA PALAVRA é um orgulho da imprensa fluminense! Erthal é um dos mais importantes jornalistas em atuação no RJ. Cerro fileiras ao lado de ambos”, comentou Waldeck - que assina artigos regularmente no jornal - logo ao surgirem as primeiras agressões feitas por Douglas Gomes contra o jornalista em redes sociais.

O coordenador do Fórum Intersindical do Leste Fluminense, que congrega mais de 30 entidades classistas, e presidente do Sindicato dos Empregados em Edifícios de Niterói (SEEN), Juvino Silva, garantiu o apoio das principais lideranças sindicais da cidade ao jornal. “Essa luta é de todos nós, que atuamos nos movimentos sociais e sindicais. Vamos vencer!”, disse o sindicalista.

Outro apoio de primeira hora recebido pelo TODA PALAVRA veio do secretário municipal das Culturas, Leonardo Giordano, que, pelas redes sociais, publicou um texto em defesa do jornal e da liberdade de imprensa:

“(...) Recentemente um vereador da Câmara de Niterói, que vive metido em confusão, fez um discurso em ameaça ao jornal Toda Palavra que tem um jornalismo interessante, dinâmico, de opinião, com artigos de pessoas respeitáveis da cidade. Que pratica um dos melhores jornalismos que a gente tem hoje em Niterói, aliás. Gostaria de prestar minha solidariedade e homenagem a esse jornal, diante de qualquer fala que possa ir na direção de diminuir a atuação da imprensa. Esse veículo de comunicação tem feito um trabalho de extrema importância para Niterói, sobretudo pela liderança do jornalista Luiz Erthal. (...) Desejo que o jornal Toda Palavra tenha longa vida na cidade e que siga prestando esse serviço público tão relevante, defendendo as causas de Niterói como tem feito. Viva a liberdade, a democracia e a possibilidade de que haja jornalismo de opinião.”


Nota de repúdio

Além de lideranças políticas e sindicais, vários jornalistas estão se pronunciando em solidariedade ao TODA PALAVRA. A Associação Brasileira de Imprensa, através dos integrantes da sua Comissão de Direitos Humanos, vem mantendo contato com a direção do jornal e acompanhando com atenção os fatos protagonizados por Douglas Gomes.

Por sua vez, o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro emitiu uma nota de repúdio, demonstrando preocupação com as tentativas de intimidação que representam uma ameaça ao livre exercício do jornalismo e à própria liberdade de imprensa. A nota é assinada pelo presidente da entidade, jornalista Mário Sousa:

“O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro repudia as ameaças ao conceituado jornalista e editor do jornal Toda Palavra de Niterói, Luiz Erthal, que vem sendo feitas pelo vereador Douglas Gomes da Câmara de Vereadores de Niterói.

O vereador, além das ameaças, em seus discursos no plenário da Câmara, tenta desqualificar o jornalista e o jornal Toda Palavra, chamando-o de “lixo”, num total desrespeito ao jornalista e numa tentativa de desqualificar o jornalismo. Ele demonstra falta de clareza sobre a liberdade de Imprensa.

Neste sentido, diante da gravidade do comportamento do vereador, o Sindicato está levando esta questão a Federação Nacional de Jornalistas, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Comissão de Direitos Humanos da OAB –Niterói e solicitará, também, urgentes providências à presidência da Câmara de Vereadores de Niterói.

O Sindicato ao se manifestar, reafirma sua defesa pela Imprensa Livre e pela Democracia.

Mário José Sousa

Presidente”


 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle