Prefeito fura a fila e se vacina contra a Covid-19


Prefeito do município de Itabi, no interior do estado de Sergipe, Júnior de Amynthas (DEM), de 46 anos, decidiu furar a fila da vacinação e tomou a primeira dose da CoronaVac durante o início da vacinação na cidade nesta terça-feira (19). A decisão do prefeito chocou parte da população. Não apenas pelo fato de ele não fazer parte do grupo prioritário - profissionais da saúde que atuam na linha de frente da Covid-19, além de idosos institucionalizados e indígenas aldeados -, mas também porque o município recebeu do governo do estado apenas 31 doses para a primeira fase da vacinação. A cidade, que tem uma população de 4.886 pessoas, registra 51 casos e uma morte pela Covid-19.

Em nota publicada em uma rede social, o prefeito justificou o ato como sendo "uma forma de incentivar a população a vacinar-se.

"O prefeito Júnior de Amynthas foi imunizado, em um ato de demonstração de segurança, legitimidade e eficácia da vacina, para incentivar a população Itabiense a vacinar-se, tendo em vista os receios existentes a esse respeito – o que não configura um ato de caráter político", diz a nota.

A Procuradoria Geral do Estado de Sergipe fez uma representação junto ao Ministério Público do estado (MP-SE) para apurar possível ilícito penal e ato de improbidade administrativa praticado pelo prefeito.

"Os planos de vacinação seguem a lógica de proteção à saúde humana e estratégia de enfrentamento à doença, com prioridade fixada para, de um lado, proteger os mais sensíveis e, de outro, resguardar os profissionais que atuam na linha de frente. Quando nos deparamos com a situação narrada, da odiosa figura do "fura-fila", caso confirmada, não se estimula apenas a transgressão, mas reforça uma agressão moral à toda sociedade que deve ser duramente reprimida", comentou o Procurador Geral do Estado, Vinicius Oliveira, citado pelo G1.

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle