Prefeitura corta os cabos da 'gatonet' na Região Oceânica

Atualizado: Fev 23


Especialista defende ação da polícia para coibir avanço da milícia na cidade


Divulgação / Seconser

De hoje (22/2) até o dia 15 de abril, uma ação conjunta entre a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) — através da Subsecretaria de Serviços Concedidos - e a concessionária Enel irá regularizar instalações de telecomunicações e dados em postes da Região Oceânica de Niterói. Fios e

cabeamentos que não possuírem identificação de propriedade serão retirados, de acordo com a resolução conjunta nº4 da Anatel e com a Lei Municipal 3082/2014 .


O objetivo da operação é reduzir a quantidade de fios desativados, racionalizar o espaço aéreo do Município e melhorar a prestação do serviço e o panorama urbano da cidade. Mas a ação conjunta também irá ajudar no combate a grupos que exploram serviços clandestinos na região, onde a oferta de internet 'mais veloz e mais barata' e de grades de programação completas de tevês por assinatura a preços bem mais baixos que o das operadoras convencionais vem crescendo significativamente.


O especialista em segurança pública Sandro Araújo, ex-vereador a agente da Polícia Federal, afirma que, embora o Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, Coronel Sílvio Guerra, negue a existência de milicianos atuando na região, a ação deles vem se ampliando. Em alguns locais, os moradores são obrigados a contratar somente os serviços de 'gatonet' e de internet clandestina. Os funcionários das operadoras convencionais, por sua vez, são impedidos de passar.


Para Sandro, uma ação conjunta como essa é sempre bem-vinda, porém, não muda o 'modus operandi' dos criminosos.


"A Prefeitura e a Enel vão desligar os cabos e eles vão instalar tudo novamente no dia seguinte", avisa.


O especialista explica que os grupos que atuam nos bairros oceânicos não são iguais às milícias do Rio de Janeiro, formadas, em sua maioria por policiais e ex-policias militares. Na RO, são criminosos comuns que se uniram pelo lucro da exploração dos serviços, além da venda de gás de cozinha.


"Esses grupos existem e estão atuando faz tempo. Já ameaçaram escolas particulares por cobrança de 'taxa' e até sequestraram entregadores de gás. Enquanto a polícia continuar negando a existência deles, nada vai mudar", defende.


De acordo com informações da Seconser, caso seja identificada alguma ilegalidade na operação, a Fiscalização do Sistema Viário do município efetuará as medidas cabíveis, que vão desde a notificação e aplicação de multas a apreensão de equipamentos.


O serviço será realizado nas seguintes vias:


- Avenida Central Ewerton Xavier, em Itaipu

- Avenida Irene Lopes Sodré, no Engenho do Mato

- Estrada do Engenho do Mato

- Avenida Professora Romanda Gonçalves, em Itaipu

- Avenida Augusto Ferreira Ramos, no Maravista

- Rua Cônsul Antônio Gonçalves Correia de Noronha, em Itaipu

- Avenida Pilsen, em Serra Grande

- Avenida General Atratino Cortes Coutinho, em Itaipu

- Rua Renato Pereira Machado, no Engenho do Mato

- Rua dos Jequitibás, no Engenho do Mato

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle