top of page

Prefeitura cria faixa reversível em Charitas

  • 18 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

A Prefeitura de Niterói iniciou a segunda fase das obras de macrodrenagem em Charitas, com o objetivo de mitigar os alagamentos no trecho entre o restaurante Chalé e o Cemitério de São Francisco — área que costuma registrar os maiores volumes de água acumulada durante temporais. Na administração anterior, já havia sido executado o trecho B da macrodrenagem, da saída do Túnel Charitas-Cafubá até o restaurante Verdana, com bons resultados.

Foto: Cláudio Fernandes /  Prefeitura de Niterói
Foto: Cláudio Fernandes / Prefeitura de Niterói

Para viabilizar a nova etapa da obra, foi necessário interditar temporariamente, nesta quarta-feira (16/7), a pista no sentido Região Oceânica/Jurujuba da Avenida Silvio Picanço, entre a Praça do Rádio Amador e o restaurante Chalé. Para reduzir os impactos no trânsito — ainda que durante o período de férias escolares — foi implantada uma faixa reversível no sentido oposto. A previsão é que essa etapa seja concluída em até três semanas.


Agentes da NitTrans estão no local para orientar os motoristas, e o trecho conta com sinalização adequada para garantir a segurança e minimizar riscos de acidentes. A NitTrans recomenda que motoristas com destino à Região Oceânica utilizem rotas alternativas, como a Estrada da Cachoeira, em São Francisco, e a Alameda São Boaventura, no Fonseca.

Foto: Cláudio Fernandes /  Prefeitura de Niterói
Foto: Cláudio Fernandes / Prefeitura de Niterói

Drenagem


Nesta fase das obras, executadas pela Empresa Municipal de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION), serão realizadas escavações para implantação de travessias ao longo da Avenida Silvio Picanço, nas proximidades do Charitas Aeroclube e da Rua Juiz Alberto Nader.


O projeto prevê a substituição do sistema de drenagem atual, que já não atende às necessidades da região. Serão instaladas novas galerias de águas pluviais, retangulares e circulares, dimensionadas conforme os parâmetros recomendados para minimizar os alagamentos. A maior galeria será retangular, com 2,75 metros de base por 1,20 metro de altura, e terá seu deságue direcionado para a Baía de Guanabara.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
image_url=https___imageproxy.youversionapi.com_640x640_https___s3.amazonaws.com_static-you
Chamada Sons da Rússia5.jpg

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges.

Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam).

Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

bottom of page