top of page

Prefeitura de Maricá embarga obras irregulares em Jacaroá

A Prefeitura de Maricá fez uma operação no bairro Jacaroá, nesta segunda-feira (19/6), após denúncias de obras ilegais na região. As equipes da Secretaria de Urbanismo, com o Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated), notificaram quatro construções irregulares e embargaram outras quatro obras sem as licenças municipais.

Divulgação / Prefeitura de Maricá

Para evitar essas ações, a Secretaria de Urbanismo orienta que os proprietários consultem a legislação municipal. Antes de iniciar a construção é preciso apresentar um projeto feito por um responsável técnico (profissional de engenharia ou arquitetura) de acordo com normas vigentes (Código de Obras, Lei de Uso e Ocupação do Solo, norma de acessibilidade, dentre outras conforme a complexidade da obra).


Em seguida, é necessário abrir um processo na Secretaria de Urbanismo, no qual deve ser anexada as documentações do proprietário do imóvel e do responsável pela obra para a análise técnica. Com o projeto aprovado, são geradas as taxas de legalização para emissão do alvará de obras.


Em caso de legalização de obra já concluída ou solicitação de habite-se, é preciso apresentar a escritura com Registro Geral de Imóveis (RGI), documentação do proprietário, comprovante de residência atualizado, projeto e Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) ou Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).Para esclarecimentos de dúvidas, o contribuinte pode agendar um atendimento com a Secretaria de Urbanismo pelo site dos Serviços Integrados Municipais (SIM).


Denúncias


As denúncias são feitas pelo número de telefone (21) 2253-1177 ou pelo aplicativo do Disque Denúncia. Na Secretaria de Urbanismo, as informações sobre construções irregulares podem ser comunicadas pelo número de telefone (21) 3731-9777 ou e-mail: maricafiscalizacaourb@gmail.com (distritos Centro e Ponta Negra) e pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail: itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com (Inoã e Itaipuaçu).


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maricá


Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page