top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Prefeitura entrega obras de renaturalização do Rio Jacaré

Uma conquista de Niterói, uma vitória para a natureza. O prefeito de Niterói, Axel Grael, entregou neste sábado (8/6) as obras de renaturalização da bacia do Rio Jacaré, na Região Oceânica da cidade. Com a revitalização, o rio volta a ter a balneabilidade parecida com a que tinha na década de 1950, antes do crescimento desordenado da área.

ree
Foto: Alex Ramos / Prefeitura de Niterói

O processo, que focou na revegetação e recuperação do rio, suas nascentes e sua faixa marginal de proteção, que é uma Área de Preservação Permanente (APP), também se destaca pela construção de bacias de biorretenção e pelas obras de saneamento realizadas nas comunidades do entorno. Coordenado pelo Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável) em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), o projeto contou com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).


“Quando a gente fala em recuperar um rio, a gente fala em obras de urbanização, contenção de encostas, melhoria da infraestrutura e qualidade de vida das comunidades que estão aqui nessa bacia hidrográfica. Essa é a primeira vez que a renaturalização de um rio urbano acontece no país e isso só foi possível de ser realizado graças às políticas voltadas para o meio ambiente e para a sustentabilidade que continuamos a implementar desde o governo do ex-prefeito Rodrigo Neves. Outro destaque da nossa gestão é o Parque Orla de Piratininga, um projeto premiado que, junto da renaturalização do rio Jacaré, é considerado um modelo de sustentabilidade”, celebrou o prefeito.

ree
Foto: Alex Ramos / Prefeitura de Niterói

Com seis km2 de extensão, a bacia hidrográfica do Rio Jacaré é cercada pelos Morros do Cantagalo, Jacaré e Serra Grande. O curso do rio, que faz parte da maior bacia contribuinte do sistema das Lagoas de Itaipu e de Piratininga, passa por diferentes cenários, desde uma vasta área de Mata Atlântica ainda preservada até centros urbanos densos. Com a ambição de restaurar o estado original do rio e melhorar a qualidade de vida dos habitantes da região, o projeto executou uma série de intervenções nessas áreas.


Na primeira parte do projeto foram realizadas melhorias no sistema de esgoto das comunidades do entorno, o que ajuda a controlar a carga poluente afluente ao sistema. Cerca de 200 casas passaram a ter seu esgoto tratado através do programa Ligado na Rede, projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a concessionária Águas de Niterói.


Com um olhar especial para a população local, a iniciativa promoveu uma série de investimentos em melhorias da infraestrutura nas comunidades do Vale Verde, Cabrito, Coqueiro e Boa Esperança. Além disso, ainda foi implantado um módulo do Médico de Família (prédio com arquitetura sustentável) e o Centro de Referência de Sustentabilidade Urbana – CERSU, implantado em parceria com a UFF.

ree
Foto: Alex Ramos / Prefeitura de Niterói

Tânia Maria, moradora da região que acompanhou a solenidade, conta com nostalgia como o seu dia a dia mudou com as transformações vividas no entorno na bacia do Jacaré.


“Eu cheguei aqui há uns 40 anos, quando os meus filhos ainda eram crianças. O rio era a coisa mais linda… a gente pescava, fazia piquenique e colhia as verduras que cresciam aqui perto. A região era muito mais vazia também, nem se compara com como é hoje. Agora até temos um Médico de Família. Com o tempo, o rio foi diminuindo muito e deixamos de passar tempo nele. Fico muito feliz de poder ver ele voltando a ser como eu lembrava. ”, compartilha a moradora.


Outro pioneirismo do projeto de renaturalização do Rio Jacaré foi a criação de 4 bacias de biorretenção e 3 de detenção em pontos estratégicos no leito para ajudar a extravasar o volume de água em caso de chuvas fortes. As bacias funcionam como esponjas, ajudando a absorver as águas quando o rio sobe de volume em caso de chuvas fortes. A ideia foi baseada em projetos já existentes e bem sucedidos na Europa.


Apesar da grande trajetória já percorrida, a renaturalização da bacia do Rio Jacaré ainda não terminou. O projeto ainda pretende expandir o acesso ao saneamento para pontos da região que ainda não foram contemplados através de projetos de esgotamento sustentável e criar um centro de triagem de material reciclado, em parceria com a CLIN, para incentivar o trabalho de mulheres da região que já realizam essa coleta.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page