Prefeitura Móvel atende mais de 460 pessoas no Horto do Fonseca
- Da Redação
- há 1 dia
- 3 min de leitura

O segundo dia do programa Prefeitura Móvel levou serviços públicos e escuta ativa à população da Zona Norte de Niterói, com a presença do prefeito Rodrigo Neves, que conversou com moradores diretamente no Horto do Fonseca. Em um clima de acolhimento e proximidade, o prefeito conversou com jovens do projeto Jovem Eco Social, falou sobre obras estruturantes da cidade e reforçou o compromisso com iniciativas de inclusão social. A Prefeitura Móvel fez o atendimento de mais de 460 pessoas.
O prefeito Rodrigo Neves destacou a conexão pessoal com a região. “Nasci e fui criado no Fonseca, e a Fernanda, minha esposa, é do Barreto. Conheço de perto as necessidades e o potencial da Zona Norte”, afirmou Rodrigo Neves.
Em diálogo com os jovens, o prefeito abordou projetos como o futuro Centro Cultural da Zona Norte e a ciclovia da nova Alameda São Boaventura.
A estrutura montada no Horto ofereceu diversos atendimentos gratuitos, como vacinação, aferição de pressão arterial, medição de glicemia e assistência social. O vigilante Roberto Santos Souza, de 61 anos, que mora atualmente em Minas Gerais, aproveitou a visita à irmã para cuidar da saúde. “Sou de Niterói de coração e nascimento. Essas campanhas estão cada vez melhores”, afirmou.
Sua irmã, Ana Regina de Souza, elogiou a iniciativa. “É uma ação que facilita o acesso à saúde e incentiva as pessoas a se cuidarem. Muito bom ter isso perto de casa”, disse Ana Regina.
A aposentada Edwiges Barros, moradora da região e conhecida por sua atuação fiscalizadora junto à comunidade, aproveitou a oportunidade para apresentar demandas estruturais. “Falei sobre segurança, calçadas, rampas para cadeirantes e o refazimento das bocas de lobo da Alameda. O atendimento foi perfeito, agora quero ver a execução”.
A cozinheira Vaní de Andrade Siqueira, que faz ginástica diária no Horto, buscou orientações para ajudar a irmã. “Achei a ação muito legal, mostra que a Prefeitura está presente, ouvindo a população”, comentou Vaní.
Já Silaine Rodrigues da Silva, de 36 anos, desempregada, procurou o serviço da Secretaria de Habitação para se cadastrar no programa habitacional municipal. Também recebeu atendimento da Defesa Civil. “O atendimento foi humanizado. Não tenho casa própria e agora tenho esperança de ser contemplada futuramente”, disse Silaine.
No período da tarde, o prefeito almoçou com lideranças comunitárias da Zona Norte. Durante o encontro, reforçou a importância da participação popular e destacou conquistas como a inclusão de mães atípicas e idosos carentes na Moeda Arariboia, além da contratação de 200 novos médicos.
O programa Prefeitura Móvel segue com mais ações durante a semana, promovendo cidadania, escuta ativa e soluções concretas nos bairros da cidade. O atendimento é realizado das 9h às 17h. O Horto do Fonseca fica na Alameda São Boaventura, 770.
Lista dos serviços
Habitação
- Cadastro no programa Minha Casa Minha Vida
- Atualização de cadastro
- Orientação
Assistência
- Orientação (vale social, benefícios)
- Encaminhamento
- Moeda Arariboia
- Consulta no Cadastro Único
Procuradoria
- IPTU e ISS nos anos anteriores de 2024
Fazenda
- Cancelamento de IPTU
- Consulta de débitos
- Alvará
- Cadastro
- Revisão do valor de IPTU
- Mudança de endereço de correspondência
- ISS
- Cancelamento de nota fiscal
- Isenção de IPTU
SMU
- Consulta de processo
- Orientação
- Certidão de lougradouro
Direitos Humanos (junto com DETRAN)
- Agendamento pra 2ª via de identidade
- Denúncia de racismo
Educação
- Projetos
- Orientações
- Pré-matrícula
- Encaminhamento
Idoso
- Orientação
Saúde
- Vacinação
- Teste de ISTs
- Aferição de pressão e de insulina
Nittrans
- Cartão de idoso
Semug
- Orientação do Poupança Escola
Neltur
- Orientação
Participação Social
- Orientação
- Oferta de mudas