top of page
banner niteroi carnaval 780x90px 16 02 24.jpg

Prefeitura promove ação de saúde para mulheres neste sábado (18/3)

No mês em que se comemora a luta e o que as mulheres conquistaram ao longo dos últimos séculos, a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Fundação Estatal de Saúde de Niterói, promove ações intensificadas para o público feminino. No próximo sábado (18/3), todas as unidades de saúde estarão abertas, das 8h às 17h, para o “Dia Delas”, uma ação conjunta de atendimento e assistência voltada às mulheres. A medida, que faz parte das ações do Programa Niterói Mulher, também contempla o programa “Março Lilás”, dedicado à conscientização sobre o câncer de colo de útero.

FeSaúde

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, explica a iniciativa.


“Essa ação tem como proposta garantir o acesso de todas as mulheres, em especial, às mais vulneráveis e invisibilizadas, como as mulheres em situação de rua, vítimas de violência, trans e também às trabalhadoras da saúde”, ressalta.


As unidades do Programa Médico de Família (exceto Ponta da Areia e Maravista), Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas estarão em funcionamento para a ação. Serão realizados procedimentos como: coleta de preventivo, exame clínico das mamas e solicitação de mamografias. Para participar, a mulher pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.


Programa Niterói Mulher


Lançado em outubro de 2021, o Programa Niterói Mulher tem como estratégia o controle e acompanhamento do câncer de mama e colo de útero. O objetivo é diagnosticar precocemente casos de câncer e iniciar o tratamento em menos de 60 dias, diminuindo, assim, os riscos de complicações e mortalidade.

A Saúde do município ampliou a oferta de cirurgias de câncer de mama e colo de útero ao iniciar os procedimentos no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino, além dos já realizados no Hospital Municipal Orêncio de Freitas. A secretaria também iniciou o encaminhamento das pacientes para tratamento com radioterapia ou quimioterapia.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner niteroi carnaval 300x250px 16 02 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page