top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Presidente da Itália visitará a Biblioteca Nacional nesta quinta

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, visitará a Biblioteca Nacional (BN) nesta quinta-feira (18/7), às 18h30. O último chefe de estado a visitar a Biblioteca Nacional foi Léopold Sédar Senghor, então presidente do Senegal, em 1984. Mattarella será recebido pelo presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (Minc), Marco Lucchesi.

ree
Sergio Mattarella -Foto: Francesco Ammendola / Gabinete de Imprensa e Comunicação da Presidência da República

O presidente italiano fará a inauguração da exposição “Rio: Nova Roma - Alianças Culturais - 150 anos da imigração italiana”, que será montada no saguão da BN especialmente para a visita e permanecerá acessível de forma virtual no site da BNDigital.


No último dia 04/07, a fachada da Biblioteca Nacional foi iluminada com as cores da bandeira da Itália, em celebração aos 150 anos de imigração italiana no Brasil.


A iluminação foi acionada remotamente de Roma pela princesa Elettra Marconi, filha de Gugliemo Marconi, da mesma sala de onde o inventor italiano iluminou a estátua do Cristo Redentor em 1931.

ree
Divulgação / Governo Federal

Exposição


A exposição “Rio: Nova Roma – Alianças Culturais – 150 anos da imigração italiana” apresentará ao estadista italiano parte do precioso acervo da FBN relacionado à Itália.


O acervo inclui a coleção de quase cem jornais em italiano escritos e publicados no Brasil; incunábulos e obras raras do Renascimento; a coleção Costa e Silva de desenhos italianos, com a escola de Vasari, Guercino, Annibale Carracci, Guido Reni; obras do gravurista e arquiteto Piranesi, entre outros itens.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page