Presidente de Cuba é o 1º do BRICS a receber a Carta de Niterói
- Da Redação

- 6 de jul.
- 1 min de leitura

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, foi o primeiro chefe de estado a receber, em mãos, a Carta de Niterói, documento produzido ao final do BRICS Press Meeting, a conferência de imprensa realizada na sexta-feira, dia 4 de julho, às vésperas da realização da 17ª Cúpula BRICS, sob a presidência brasileira, no Rio de Janeiro.
O documento, que apresenta, entre outras propostas, a criação de uma big tech da maioria global, foi entregue durante um encontro do dirigente caribenho com representantes do movimento Solidariedade com Cuba, realizado em um hotel da Zona Sul carioca, na manhã deste domingo, 6 de julho, primeiro dia da Cúpula do Rio. Á tarde, Díaz-Canel participou da reunião ampliada dos membros do BRICS, congregando tanto os efetivos como os sócios parceiros.
A Carta de Niterói foi entregue ao presidente cubano pelo jornalista Beto Almeida, dirigente do canal TeleSur e da TV Comunitária de Brasília, que organizou o BRICS Press Meeting junto com o jornal niteroiense TODA PALAVRA. O documento foi endossado pelos jornalistas que participaram do encontro, representando importantes veículos de mídia de países BRICS, como Brasil 247, do Brasil; TV BRICS e agência Sputnik, da Rússia; TeleSur, da Venezuela; HispanTV, do Irã, entre outras.
Veja o vídeo da entrega da Carta de Niterói ao presidente cubano Miguel Díaz-Canel:










Comentários