Presidente de Portugal se encontra com Lula em visita ao Brasil


(Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, se encontrou neste domingo (3) com o ex-presidente e pré-candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A reunião aconteceu no Jardim Paulista, na residência oficial do cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Nascimento. Também estiveram presentes o diplomata Celso Amorim, que foi ministro das Relações Exteriores de Lula, o ministro da Cultura de Portugal, Pedro Adão e Silva, e o secretário de estado português, Francisco André.

Rebelo de Sousa disse à imprensa que ele e Lula falaram sobre a situação política e econômica da Europa e da América Latina, além da operação militar especial da Rússia na Ucrânia, afirmando que, neste momento, Portugal e Brasil lidam com a situação de formas diferentes.

Ainda no sábado (2), o presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiu à divulgação do encontro de Rebelo com Lula e anunciou o cancelamento da audiência com o presidente de Portugal marcada para esta segunda-feira (4) em Brasília. Bolsonaro mandou avisar aos emissários portugueses que a audiência estaria cancelada se Rebelo de Sousa se encontrasse com Lula, que lidera, com folga, nas pesquisas para as eleições de outubro.

Ainda antes de deixar Portugal para sua visita ao Brasil, o presidente Rebelo de Souza minimizou possíveis desencontros políticos em relação à postura adotada pelo governo brasileiro em relação ao conflito na Ucrânia ao afirmar que "as relações entre Portugal e Brasil são entre povos."

Neste domingo, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) usou suas redes sociais para criticar o comportamento do presidente Bolsonaro e pedir desculpas "em nome de todos os brasileiros".

"Em nome do povo brasileiro quero pedir desculpas ao Presidente de Portugal, às autoridades do país irmão e ao povo português. E garanto a todos os portugueses: esse tempo de vergonha e tristeza em nosso país, passará! Daremos o máximo de nós para isso!", disse ele.



300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif