Presidente interino do Peru renuncia após 5 dias no cargo
O presidente interino do Peru, Manuel Merino, renunciou ao cargo neste domingo (15). Ele estava na presidência havia cinco dias, tendo assumido após o impeachment de Martin Vizcarra.
A anúncio ocorre em meio a uma onda de protestos no país pedindo a saída de Merino. As manifestações no Peru chegaram a ter duas pessoas mortas e vários feridos.
A nomeação de Merino ocorreu após o Congresso decidir afastar Martin Vizcarra por denúncias de propina quando ele era governador em 2014. O ex-presidente de centro-direita, empresário do ramo da construção, afirmou que retomará sua atividade profissional.
O motivo pelo qual Manuel Merino, representante da Assembleia Legislativa, assumiu a presidência é porque o governo derrubado não tinha vice-presidente, devido à renúncia de Pedro Pablo Kuczynski ao cargo em 2019.
No último dia 9, Vizcarra deixou formalmente o governo. Desde então, peruanos fizeram marchas e atos políticos lotando as ruas e praças no centro de Lima para protestar contra a sua destituição e para denunciar que houve um golpe e Merino não os representa.
Commentaires