Presidente na Enel no Brasil pede demissão
- Mehane Albuquerque
- 23 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
O presidente da Enel no Brasil, o italiano Nicola Cotugno, pediu demissão nesta quinta-feira (23/11). A companhia anunciou a nomeação do italiano Antonio Scala como seu novo presidente no país. Ele acumula 18 anos de experiência na empresa.

Nicola Cotugno estava à frente da concessionária desde outubro de 2018, ano que a empresa italiana comprou a Eletropaulo. Desde então, a Enel reduziu seu quadro de funcionários em 36% e deixou milhões de pessoas sem luz em São Paulo, no início deste mês, demorando mais de uma semana para normalizar o serviço.
A empresa também falhou no atendimento a consumidores de outras cidades do país, que tiveram apagões após temporais, como é o caso de Niterói, Petrópolis e São Gonçalo, entre outras do Estado do Rio.
Até a noite desta quarta-feira (22/11), 2 mil domicílios no município de Niterói permaneciam sem energia desde as chuvas de sábado (18/11). O Tribunal de Justiça do Rio fixou em R$ 200 mil a multa diária para que a Enel restabeleça os serviços na cidade.
No Rio de Janeiro
A Enel Distribuição Rio presta serviços para cerca de 3,1 milhões de clientes residenciais, comerciais, industriais e públicos, o que representa um total de 6,9 milhões de pessoas. A Enel é uma das três distribuidoras de energia elétrica no Estado, juntamente com a Light e com a Energisa Nova Friburgo.
A companhia atua nos seguintes municípios fluminenses:
Itaocara, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Armação dos Búzios, Cabo Frio, São Pedro D'Aldeia, Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Araruama, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Saquarema, Tanguá, Maricá, Guapimirim, Teresópolis, Magé, Duque de Caxias (parte), Petrópolis, Mangaratiba, Angra dos Reis, Paraty, Campos dos Goitacazes, Resende, Porciúncula, Varre Sai, Natividade, Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, São José do Ubá, Italva, Cambucí, Santo Antônio de Pádua, Aperibé, São Fidelis, Cardoso Moreira, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, Itaocara, Quissamã, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Conceição de Macabu, Carapebus, Cantagalo, Macuco, Cordeiro, Duas Barras, Trajano de Moraes, Bom Jardim, Carmo, Sumidouro, Silva Jardim, São José do Vale do Rio Preto, Três Rios (parte), Areal, Itatiaia, Porto Real, Paraíba do Sul (parte) e Nova Friburgo (parte).
Comments