top of page

Preta Gil e Sinfônica Ambulante encerram o “Nosso Dia Pink”

Atualizado: 31 de out. de 2023

A orquestra Sinfônica Ambulante e a participação surpresa da cantora Preta Gil marcaram o encerramento de mais um “Nosso Dia Pink”, evento que faz parte da programação do Outubro Rosa da Clínica PróOnco Mulher e do Instituto Oncomed. Realizada no último sábado (28/10) no espaço Reserva Cultural, em Niterói, a atividade faz parte da série de ações gratuitas promovidas na cidade para alertar e conscientizar a população sobre o câncer de mama.

O mastologista Rodrigo Souto / Divulgação

Entre as muitas atividades está a exposição “Quem tem medo do Câncer”, que pode ser vista até esta terça-feira (31/10), no 2º piso do Itaipu Multicenter Shopping, Região Oceânica de Niterói. Lançada no Outubro Rosa de 2021 pelo Instituto na Oncomed, a mostra reúne painéis de fotos com depoimentos de mulheres e homens pacientes de câncer de mama para reforçar a mensagem de cura aos que enfrentam a doença que não para de crescer. Só em 2022, foram mais de 2 milhões de novos casos registrados em todo o mundo, 66 mil deles no Brasil.


"Eu não tinha ideia do mundo oncológico, e só quem vive nele pode entender. O meu câncer não foi de mama, como o da maioria aqui. Mas câncer é câncer, só muda o lugar, e por isso aceitei o convite da minha nutricionista, Patrícia Arraes, para estar aqui com vocês. Afinal, nada acontece por acaso e, como sou uma pessoa conhecida, resolvi desde o início da doença dividir a minha história com meus seguidores e incentivar quem esteja passando pelo câncer", disse Preta, que em sua fala detalhou o tratamento, a traição do agora ex-marido e outros traumas.


Ao som de “Vá se benzer”, a cantora entrou de surpresa no palco do Teatro Nelson Pereira dos Santos com mais de 300 pessoas. Com o microfone nas mãos ela começou a cantar com a plateia e, usando o refrão da própria música, “Eu sou eu, diz aí quem é você”, interagiu diretamente com mais de dez mulheres que contaram suas histórias com o câncer, como Anne Keyla, a Anne Guerreira, que usa bolsa de ilestomia.


Para ela, Preta - que está com a bolsa desde agosto, quando passou pela cirurgia para a retirada de um câncer no intestino - respondeu:


“Graças a essa bolsa estamos vivas”.

Divulgação

Depois da interação direta com a plateia, a cantora se juntou no palco a outras cinco mulheres e um homem, todos pacientes de câncer. Entre elas estava a influencer Mari Anjo Rosa (com mais de 200 mil seguidores no Instagram e que veio de São Paulo para o evento) e a cantora lírica Karen Stephanie, também paulista que cantou para e com Preta, que em seguida falou sobre o processo de descoberta e tratamento da doença.


"Eu fui no fundo do poço, com muitas coisas duras acontecendo. A minha rede de apoio foi muito importante. Graças a Deus, aos meus amigos, a minha família, aos médicos, eu consegui. Como diz minha mãe, fundo do poço tem mola, e eu bati e voltei. Mas voltei cheia de sequelas, traumas, de feridas que ainda estão sendo curadas com o câncer e que de fato me transformaram. Não sou a mesma mulher que eu era no começo do ano", garantiu Preta Gil na fala emocionante.


Mais do Outubro Rosa da PróOnco Mulher e Oncomed


As ações no Outubro Rosa da PróOnco Mulher e da Oncomed vêm reunindo milhares de pessoas nas mais diversas atividades. Profissionais das duas instituições participaram da abertura oficial da edição 2023, realizada também no Reserva Cultural logo no primeiro dia do mês. Depois vieram outras atividades, como o aulão de yoga na praia da Boa Viagem, a Jornada de Mastologia e a roda de conversa sobre a doença no Itaipu Multicenter, onde a exposição foi inaugurada no dia 3/10.


"Criamos ações para alertar a população sobre a prevenção do câncer de mama que atinge mulheres e homens em todo o mundo. Buscamos também desmistificar que câncer é igual a morte, pois com o diagnóstico precoce há cura em mais de 90% dos casos. Estimulamos ainda as pessoas a terem atitude preventiva para a vida saudável, fazendo exercícios, controlando o peso, não bebendo, não fumando e mantendo os exames em dia, fatores fundamentais no processo de cura", explica o mastologista Rodrigo Souto, diretor técnico da PróOnco Mulher e diretor científico do Instituto Oncomed.


O Outubro Rosa das duas instituições teve como embrião pequenas ações iniciadas há dez anos por Rodrigo Souto, em sua clínica PróOnco Mulher. A cada ano novas atividades foram ganhando forma e contando com o envolvimento do oncologista Alexandre Coury, que há 27 anos iniciou a Oncomed. Logo outros profissionais da instituição, todos com especialização em oncologia, foram reforçando o time de organizadores do Nosso Dia Pink, como os também oncologistas Vitor Marcondes e Vívian Pontes, a farmacêutica Flávia Barros e a nutricionista Patrícia Arraes.


Com o reforço profissional, as ações foram crescendo e o evento que nasceu há sete anos foi transformado em um evento rico em informações, muita orientação, interação e autoestima. É um dia inteiro de palestras, oficina como a do lenço e até detalhes sobre a tatuagem de mamilo. “Um dia pink para quem teve dias punks”, diz Rodrigo.


Yoga


O yoga na praia de Boa Viagem é outra tradição no Outubro Rosa e vem atraindo cada vez mais participantes. A atividade é coordenada por Jorge Carrano, que ressalta que o aulão também busca a conscientização sobre os cuidados contra o câncer de mama.


“Mais de 90% dos alunos que frequentam o yoga são mulheres. Então, não poderíamos deixar de lado um assunto tão importante”, alerta Carrano.


A advogada Solange Pacheco, que descobriu o câncer de mama em fevereiro de 2020, participou pela segunda vez do Dia Pink.


“Foi maravilhoso. Um dia incrível, de muito aprendizado e emoção. A gente revive muita coisa dura, desafiadora que passamos e superamos”.


Conselheira da OAB-Niterói e presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde da instituição, Solange transformou o desafio em dicas, conselhos e força para quem enfrenta a doença no livro “De Bem com a Minha Careca”, lançado ano passado e com a renda revertida para instituições que tratam o câncer.

Comentarios


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page