Prévia do Censo 2022 mostra redução na população de SG
A prévia do Censo 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que São Gonçalo teve uma redução na população. A cidade perdeu o status de município com mais de um milhão de habitantes, o que tem preocupado políticos locais devido à possibilidade de redução de repasses de verbas.
As pesquisas mostram que a cidade, que já foi o terceiro município mais populoso do país, com exceção das capitais, caiu de 1.098.357 para 929.446 habitantes. Com isso, São Gonçalo foi a única cidade do Leste Fluminense com tendência de queda desde o Censo 2010.
Nas redes sociais, o deputado federal e ex-prefeito Dimas Gadelha (PT) comentou a divulgação do IBGE e fez críticas ao governo municipal, liderado pelo prefeito bolsonarista Capitão Nelson (PL).
"Efeito das Barricadas: Segundo o IBGE Censo 2021, São Gonçalo foi o único município do leste Fluminense que teve redução de população desde o último Censo 2010. A política da maquiagem, da capa de asfalto e da pintura de pracinha atrofia a cidade e é cruel com nosso povo", afirmou.
Segundo informações do IBGE, até o dia 25 de dezembro de 2022, 83,9% da população brasileira já havia sido recenseada, somando 87,7 milhões de domicílios particulares e mais de 178 milhões de pessoas. O Censo 2022 está em campo realizando coletas desde 1º de agosto e continuará durante o mês de janeiro de 2023.
Os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao Censo 2022 devem ligar para o Disque-Censo 137, que atende a todos os estados do país. O serviço será disponibilizado de forma gradativa nos municípios de acordo com o andamento da coleta em cada local. Para saber se o Disque-Censo está disponível no seu município, clique aqui.
Comentarios