Previsão de chuva forte coloca Petrópolis em novo alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê pancadas de chuva forte com trovoadas isoladas para esta quinta-feira (17/2) na região de Petrópolis, Rio e Minas. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) também emitiu alerta para a Região Serrana com possibilidade de novas ocorrências de inundações e enxurradas, classificado como risco “muito alto”.

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

O órgão estadual orienta para que pessoas em locais seguros permaneçam e que os que se encontram em área de risco procurem abrigo em um dos 33 pontos de acolhimento que funcionam nas escolas da região.


A Defesa Civil salienta que a população fique atenta aos avisos e às orientações de segurança. Em caso de emergência, as pessoas devem ligar para o 193 (Corpo de Bombeiros) e para o 199 (Defesa Civil).


Por volta das 14h, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros começaram a evacuação na Rua Nova (24 de Maio), onde ocorreu um deslizamento uma hora antes. As equipes orientam que os moradores saiam da área de risco e busquem abrigos em locais seguros. Ainda não há confirmação de vítimas e sobre imóveis afetados.


Segundo o Inmet, a chuva persiste pelo menos até segunda-feira, quando deve diminuir. Até domingo, os dias devem ter pancadas de chuva e trovoadas isoladas, mas com tendência de diminuição nos níveis. A temperatura máxima tende a subir aos poucos.


O alerta do Cemaden de 'risco muito alto' é em "função dos acumulados observados, dos níveis dos rios e córregos dos municípios e dos danos ocasionados ao sistema de drenagem que dificultam o escoamento das água pluviais". A possibilidade de novos deslizamentos de terra também é muito alta, já que o solo permanece encharcado.


Veja a previsão do tempo divulgada pelo Inmet para Petrópolis nos próximos dias:


Quinta-feira, dia 17: no período da tarde, muitas nuvens com pancadas de chuva, por vezes forte, e com trovoadas isoladas. À noite, muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Vento fraco. Temperatura mínima de 16 graus e máxima de 27 graus.


Sexta-feira, dia 18: Durante todo o dia, a previsão é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Vento fraco. Temperatura mínima de 17 graus e máxima de 25 graus.


Sábado, dia 19: Ao longo do dia, muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Vento fraco. Temperatura mínima de 17 graus e máxima de 27 graus.


Domingo, dia 20: Ao longo do dia, muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Vento fraco. Temperatura mínima de 17 graus e máxima de 28 graus.


Segunda-feira, dia 21: Durante todo o dia, muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada. Vento fraco. Temperatura mínima de 17 graus e máxima de 31 graus.

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg