Primeira audiência pública debate futuro do Caio Martins
- Mehane Albuquerque
- 18 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
O ginásio do Caio Martins recebeu, na noite desta quinta-feira (17/8), cerca de 400 pessoas que participaram da primeira audiência pública para debater o futuro do complexo esportivo. Na reunião, o deputado estadual Vitor Junior, além de ouvir sugestões da população, apresentou suas propostas não só para o equipamento público como também para as ruas do entorno. O encontro reuniu o secretário Estadual de Esporte, Rafael Picciani, além de outros representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Niterói, da Câmara de Vereadores e do Ministério Público Estadual.

Membro do Grupo de Trabalho que está debatendo as propostas que definirão o futuro do complexo esportivo, Vitor Junior garantiu que o Caio Martins continuará sendo um equipamento público de incentivo ao esporte, cultura e lazer.
“Não podemos permitir que os portões do Caio Martins fiquem fechados sem trazer benefício para a população de Niterói. Esta audiência pública marca o início do processo de escuta da população. É fundamental a participação dos niteroienses, ouvir o que eles esperam sobre o futuro do complexo esportivo. Teremos novos encontros nos próximos meses para ouvir a população, dialogar com os segmentos da área do esporte, da cultura, com a Prefeitura e o Estado.”, afirmou.

Vitor Junior considera que foi muito produtivo já começar a ouvir as demandas e propostas dos moradores. Ele lembra que está no ar o site para que as pessoas possam deixar sua participação. Desta forma, a população também poderá opinar via internet.
O deputado explicou que a revitalização do complexo esportivo vai envolver também melhorias na região do entorno. Vitor Junior está articulando com o Governo do Estado e a Prefeitura de Niterói, as obras de drenagem da bacia do Rio Icaraí. A intervenção é uma antiga reivindicação dos moradores e dará fim aos alagamentos naquela área.
“Já participei de reuniões para tratar do assunto com o governador Cláudio Castro, o prefeito de Niterói, Axel Grael, o ex-prefeito e atual secretário Executivo, Rodrigo Neves, e o vice-prefeito, Paulo Bagueira. O Caio Martins ocupa um grande quarteirão com características bastante específicas, grande fluxo de veículos e desafios para a drenagem urbana. Estou empenhado em propor e tirar do papel soluções para esses problemas crônicos”, disse.
O secretário de Esporte e Lazer do Estado, Rafael Picciani, ressaltou que os pedidos não devem se limitar às audiências marcadas, mas também podem ser dirigidos ao canal oficial de sugestões para o futuro do equipamento.
"Quero garantir que o equipamento não será substituído por empreendimentos imobiliários ou shoppings, é destinado ao esporte, lazer e cultura. O site com a consulta pública já está disponível para todos opinarem e contém as informações oficiais sobre todo o andamento do nosso grupo de trabalho", pontuou.
Picciani destacou a necessidade da obra de macrodrenagem no entorno do complexo esportivo, lembrando que ela também é prioridade, e que o governo estadual está comprometido em buscar as soluções necessárias para que a comunidade esportiva não perca espaço, caso as obras no entorno do equipamento sejam realizadas.
Retorno das aulas
O Complexo Esportivo Caio Martins permaneceu fechado nos últimos anos devido a problemas estruturais. No entanto, antes mesmo da decisão sobre seu futuro, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, para a qual o equipamento foi transferido em 2022, reabriu o espaço e retomou as atividades gratuitas no local.
Atualmente, a população de Niterói já conta com aulas gratuitas de Alongamento, Natação, Hidroginástica, Tai Chi Chuan, Yoga, Capoeira e Zumba no complexo esportivo. Mais de 2 mil alunos estão matriculados.
ความคิดเห็น