Principal trilha do Parque Chico Mendes é reaberta

A Prefeitura, por meio da Secretaria do Ambiente e Clima, reabriu a Trilha da Lagoinha, a principal do Parque Chico Mendes, no Recreio dos Bandeirantes. O evento de reinauguração aconteceu nesta sexta-feira (23/9). Interditada em 2018 devido aos riscos oferecidos pela queda da galeria de águas pluviais, o local recebeu intervenções da Fundação Rio-Águas.

Divulgação

Mesmo com os desafios enfrentados por conta da dificuldade no acesso dos funcionários e do maquinário ao trecho, as intervenções foram concluídas em apenas um mês. As equipes realizaram melhorias pontuais no sistema de drenagem, recuperando o trecho da galeria que estava danificado.


Além de causar impacto ao funcionamento do parque, a interdição impedia que os visitantes percorressem a trilha completa, que tem nível baixo de dificuldade e duração de 30 minutos de caminhada, além de não conseguirem se aproximar da lagoa, já que a trilha fica às margens dela.


O vice-prefeito e secretário municipal do Ambiente e Clima, Nilton Caldeira, destacou o trabalho feito no local e a importância do parque para a cidade.


“A equipe da Rio Águas fez um ótimo trabalho e, a partir dele, estamos devolvendo uma trilha nova em folha para os cariocas e visitantes. O Parque Chico Mendes é uma área de preservação ambiental com muitos atrativos, incluindo as trilhas naturais. Então, tragam a família e venham desfrutar do contato com a natureza!”


Cerca de 30 alunos da Escola de Desenvolvimento Infantil Vera Lúcia Martins Costa, que também fica no Recreio, participaram do evento, estreando a trilha reformada.


Com a reinauguração da trilha, que também contou com o apoio da Associação de Moradores do Recreio (AMOR), 105 mudas nativas foram plantadas, e os animais voltaram a circular pelo local. A partir de agora, os frequentadores poderão acessar todo o circuito de trilhas do parque, e a expectativa é que a média de visitantes, que atualmente é de cerca de 7.500 por mês, aumente consideravelmente após as melhorias. Antes da pandemia, o parque chegou a receber 13 mil visitantes por mês.


O parque fica na Av. Jarbas de Carvalho, nº 679, Recreio dos Bandeirantes.


Fonte: SMAC


300x250px.gif
728x90px.gif