Procon faz novas autuações em fábricas de álcool em gel
Atualizado: 27 de jun. de 2020
A segunda fase da operação de fiscalização do Procon-RJ sobre a qualidade do álcool em gel foi realizada nesta sexta-feira (26/06) em cinco fábricas em Duque de Caxias, Nova Iguaçu e nos bairros de Curicica e Irajá no Rio. Na primeira fase já foram apreendidos centenas de produtos cujos laudos do INCQS - FIOCRUZ deram insatisfatório.
Na operação de hoje o objetivo foi averiguar denúncias sobre requisitos de qualidade na fabricação e regularidade na comercialização dos produtos, além disso, verificar as providências tomadas em função de autuações anteriores. Desde o início da pandemia de COVID 19, o Procon-RJ vem recebendo e apurando denúncias sobre a qualidade do álcool em gel comercializado em alguns estabelecimentos e já havia recolhido amostras para realização de testes pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde – INCQS, - laboratório da FIOCRUZ. As Fábricas Suissa e Proscience foram autuadas e junto com elas a Nova Radar, terão que fazer recall de produtos.
A Fábrica Suissa, autuada hoje, teve produtos recolhidos em 24 de abril e o retorno da equipe de fiscalização foi necessário após o laudo técnico do INCQS atestar como insatisfatório o rótulo e a concentração alcoólica dos produtos do lote 00087T. Esses resultados levaram à determinação de recall dos produtos com os problemas indicados. O fabricante informou que a fabricação do gel higienizante foi cessada em maio e deverá enviar para a autarquia em 72 horas a comprovação da nova rotulagem com os problemas resolvidos. Mais amostras de produtos foram recolhidas para nova testagem de teor etílico.
A outra fábrica que teve nova fiscalização após problemas no rótulo foi a Nova Radar, já autuada anteriormente pelo Procon RJ por problemas no rótulo do Gel Higienizante para Mãos, porém esse mesmo laudo atestou que a concentração alcoólica do produto estava correta, mas o fabricante, que afirmou ter parado a produção do gel higienizante, terá que enviar ao Procon-RJ numeração de possíveis lotes com o mesmo problema e iniciar recall destes lotes concomitantemente. No momento da fiscalização os produtos em fabricação não apresentaram problemas.
O produto que levou a fiscalização à Fábrica Musa, em Curicica, foi o Bacterian Gel Higienizante Antisséptico para as mãos. No local não foram encontradas irregularidades e algumas amostras do produto foram recolhidas para envio ao laboratório. Na Proscience em Caxias, os fiscais foram informados que o álcool em gel antisséptico Bonita por Natureza não estava mais sendo fabricado desde o início do mês de junho. Entretanto, como não constava o nome do responsável técnico nos rótulos dos produtos a fábrica foi autuada e o recall dos produtos do lote 7165IP deverá ser realizado. As informações sobre demais lotes que não cumprem essa exigência deverão ser enviadas em 72 horas ao Procon-RJ, além da realização de recall também desses produtos.
O Presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, determinou a continuidade das operações e a verificação de denúncias para garantir a segurança e a saúde dos consumidores fluminenses que compram álcool em gel. “Desde que começamos as operações de fiscalização nas fábricas e distribuidoras, e autuamos aquelas que não cumpriam os requisitos de fabricação, o número de denúncias e reclamações sobre a qualidade destes produtos reduziram bastante é isso não significa que nossas ações vão terminar: permaneceremos atentos para garantir a qualidade dos produtos nesse momento de pandemia.
Comments