Procurador do outdoor 'República de Curitiba' é demitido


(Reprodução)

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu demitir o procurador Diogo Castor de Mattos dos quadros do Ministério Público Federal. Ex-integrante da Lava Jato de Curitiba, ele foi apontado como responsável pela instalação do outdoor ufanista que tinha como mote "República de Curitiba" para propaganda da Força-Tarefa, que tinha o então juiz Sérgio Moro como protagonista principal. A decisão foi por seis votos a favor da demissão e cinco contrários.

“Bem-vindo à República de Curitiba. Terra da Operação Lava Jato, a investigação que mudou o país. Aqui a lei se cumpre. 17 de março. 5 anos de Operação Lava Jato. O Brasil Agradece”, dizia a mensagem no painel instalado à beira de uma rodovia em março de 2019, com grande repercussão nacional.

O processo chegou a ser suspenso após o procurador acusado apresentar um atestado médico por estafa física e mental. Um depoimento do cantor gospel João Carlos Queiroz à Polícia Federal havia reaberto o caso em fevereiro do ano passado. O cantor afirmou que, ao contrário do que foi dito na época, não participou da compra do espaço publicitário, apesar de seu nome aparecer em contrato. A suspeita é de que o artista foi usado pelo procurador como "laranja".

PEC 05/2021 e Dellagol

A decisão ocorre em meio ao avanço da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 5/21) que altera a composição do Ministério Público e dá a possibilidade de o Parlamento indicar integrantes para o Conselho do órgão.

Na segunda-feira, a Associação Brasileira Juristas pela Democracia entrou com uma ação no CNMP pedindo para investigar desvios de conduta dos procuradores Deltan Dallagol e Athayde Ribeiro Costa, ex-integrantes da Lava Jato de Curitiba. No caso, eles foram apontados em uma denúncia na Operação Spoofing como tendo falsificado uma delação premiada para incluir o Partido dos Trabalhadores (PT) como delatado pelo ex-diretor da Petrobrás, Pedro Barusco, então réu por corrupção.

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg