top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Procuradores-gerais de justiça se unem a governadores no Rio

O procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Luciano Mattos, participou de debate promovido no 7º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que reuniu governadores e procuradores-gerais de Justiça dos estados de ambas as regiões nesta sexta-feira (3/3), na sede da Fundação Getúlio Vargas, em Botafogo. No almoço, os chefes dos executivos e dos Ministérios Públicos estaduais conversaram sobre pautas comuns, dificuldades e desafios enfrentados.

Divulgação / MPRJ

Luciano Mattos ressaltou que é fundamental dialogar e buscar maior integração entre diferentes órgãos para enfrentar os problemas mais complexos:


"É importante estarmos aqui, ouvir os desafios dos governadores, secretários e gestores. E também podermos expor nossas dificuldades para, a partir daí, buscarmos o aprimoramento de nossa atuação integrada. Todos nós buscamos atender à população e ao interesse público. E esse diálogo entre MP e gestores certamente trará efeitos positivos nesse sentido".


Participaram o governador do Rio, Cláudio Castro; de Minas Gerais, Romeu Zema; do Espírito Santo, Renato Casagrande; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e de Santa Catarina, Jorginho Mello, além dos procuradores-gerais de Justiça do Rio, Luciano Mattos; do Espírito Santo, Luciana Andrade; de Minas Gerais, Jarbas Soares; do Rio Grande do Sul, Marcelo Dornelles; e de São Paulo, Mario Sarrubbo.


Depois do encontro com governadores, permaneceram reunidos os chefes dos MPs do Rio, do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e de São Paulo.


"Nós, do Ministério Público do Sudeste, já temos uma organização em que procuramos nos encontrar periodicamente para tratar os temas de forma integrada, pois algumas questões ultrapassam as divisas. Estamos aqui trazendo a região Sul para essa parceria", disse Luciano Mattos.


Esta edição do Cosud é a primeira em que o Ministério Público integra o evento, que era restrito aos gestores estaduais. As principais pautas em discussão no evento realizado no Rio são saneamento, pacto federativo e reforma tributária.


O consórcio foi criado em 2019, em Minas Gerais. O encontro também já foi realizado em São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina e Foz do Iguaçu. O objetivo principal é consolidar a agenda de cooperação entre os governos do Sul e Sudeste, com temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais.


Fonte: MPRJ


Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page