top of page

Projeto Grael comemora 25 anos com regata festiva

O Projeto Grael — projeto social ligado a esportes mais antigo do país e referência na formação de atletas e profissionais — comemora 25 anos de sua fundação com uma regata festiva na Baía de Guanabara e uma competição de canoa OC6. O evento acontece neste sábado (11/11) e terá base em terra na sede do Projeto Grael, no bairro de Jurujuba, em Niterói. O início das comemorações será às 8h com a competição de canoa OC6. Às 12h começa a regata festiva, que contará com a participação de dois competidores muito especiais: os velejadores, medalhistas olímpicos e fundadores da instituição, Lars e Torben Grael.

Lars Grael com alunos do Projeto / Foto: Nathália Lugão / Projeto Grael

As provas são abertas a quem tiver interesse de participar. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet até às 11h do dia 11 de novembro. Os velejadores elegíveis que quiserem se inscrever para a regata, devem acessar o formulário, disponível aqui. Para acessar o link de inscrição da competição de canoa, clique aqui.


O Projeto Grael foi fundado em 1998 na Praia de Charitas pelos medalhistas olímpicos Lars Grael, Torben Grael e Marcelo Ferreira, com o objetivo de democratizar o esporte à vela, proporcionando oportunidades e mudanças positivas na vida de crianças e jovens.


Mais de 19 mil jovens já foram beneficiados e, anualmente, cerca de 1 mil alunos provenientes da rede pública de ensino, com idade entre 9 e 29 anos, têm a chance de participar das atividades esportivas e educacionais oferecidas pela instituição.


"A vela é mais que um esporte, é uma ferramenta de transformação e esses 25 anos são a celebração desta jornada", comentou Torben Grael.


Lars Grael, por sua vez, ressaltou a importância da democratização da vela, esporte que rendeu medalhas ao país e participações memoráveis de atletas brasileiros na história dos Jogos Olímpicos.


"O Projeto Grael surgiu com a missão de democratizar a vela, um esporte que contribuiu significativamente para o Brasil em termos de medalhas olímpicas. A criação de uma escola pública de vela em Niterói foi nossa maneira de honrar a cidade que detém a mais notável coleção de medalhas olímpicas do país. Até o momento, impactamos positivamente a vida de mais de 19 mil jovens, proporcionando-lhes a oportunidade de moldar seus destinos por meio dos esportes náuticos e oficinas profissionalizantes voltadas para o universo marítimo", contou Lars Grael.

Clean Up Day / Foto: Nathália Lugão / Projeto Grael

Hoje com 39 anos, Marcelo Amorim, ex-aluno do Projeto, trabalha como professor de vela.


"O Projeto Grael foi um ponto de partida crucial na minha vida. Como ex-aluno e agora como professor de vela, tenho a honra de fazer parte de uma iniciativa que vai além da formação esportiva, mas também constrói valores e oportunidades para jovens. Eu mesmo trilhei esse caminho: comecei aqui como aluno, encontrei minha paixão pelo esporte e hoje me encontro realizado no que eu faço. Contemplar o crescimento do projeto ao longo dos anos é emocionante. Fazer parte desse trabalho que tão positivamente impacta vidas é simplesmente incrível.", enfatiza ele, que há 18 anos dá aulas na instituição.


Capacitação para o setor náutico


Nomes de destaque da vela brasileira na atualidade passaram pelo Projeto Grael. Entre eles, Gilcimar Percílio e Alisson Santiago, além de Demóstenes Queiroz, instrutor de vela do Projeto e campeão brasileiro 2022 da classe Ranger 22.


A ONG atende gratuitamente crianças e jovens entre 9 e 29 anos em esportes como natação, canoagem e vela. O Projeto também oferece aulas de capotaria, carpintaria, fibra de vidro, mecânica de motor diesel, mecânica de motor de popa e eletroeletrônicos para barcos. Até o momento, mais de 5 mil jovens formados pela instituição já foram inseridos no mercado de trabalho do setor náutico.

Regata Ecológica / Foto: Nathália Lugão / Projeto Grael

O Projeto Grael disponibiliza, ainda, aulas de educação ambiental e inclusão digital para todos os participantes, além das aulas de marcenaria para crianças. A sede em Jurujuba possui instalações amplas, com 3.300m2 de terreno, prédio principal de 660m2 e biblioteca.


Serviço:


Comemoração dos 25 anos do Projeto Grael

Data: 11 de novembro, sábado

Horários:

8h - Competição de Canoa OC6

12h - Regata 25 anos do Projeto Grael

17h - Cerimônia de Premiação

Local: Sede do Projeto Grael

Endereço: Avenida Carlos Ermelindo Marins, 494 - Jurujuba, Niterói.


Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page