top of page

Projeto internacional 'Temporadas Russas' chega ao Brasil

O projeto cultural internacional "Temporadas Russas", do Governo da Federação Russa e do Ministério da Cultura da Federação Russa, será realizado no Brasil de 15 de junho a 2 de dezembro de 2024. Na cerimônia de abertura no Rio de Janeiro, será realizado um programa de concertos com a participação da Orquestra Sinfônica do Brasil, além do cantor russo Ildar Abdrazakov e laureados do Concurso Internacional em homenagem ao compositor Piotr Ilitch Tchaikovski. A TV BRICS é parceira internacional de mídia para o evento.

Com uma programação diversificada que vai do balé clássico a exposições de arte e festivais de cinema, a iniciativa visa apresentar a cultura russa em várias cidades brasileiras, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Joinville, Florianópolis, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.


Os eventos incluem apresentações do Teatro de Balé Boris Eifman e da Academia Vaganova de Balé Russo, além de exposições temáticas, estreias de filmes e palestras com figuras culturais de destaque.


A cerimônia de abertura contará com a presença de Olga Lyubimova, Ministra da Cultura da Federação Russa, e representantes do Ministério da Cultura do Brasil e da Embaixada da Rússia no Brasil.


A ministra da Cultura da Rússia, Olga Lyubimova, anunciou no início do ano que o projeto será realizado em território brasileiro, sendo a primeira visita na América Latina.


"O evento é um projeto em grande escala para apresentar a cultura russa ao público estrangeiro" disse a ministra.


A história das "Temporadas Russas" no Brasil remonta a 1917, quando o empresário russo Serguei Diaghilev trouxe uma turnê para o país, inspirando uma geração de bailarinos, incluindo a icônica Anna Pavlova e a Maria Oleneva, fundadora da primeira escola de balé no Brasil.


As "Temporadas Russas" no Brasil prometem ser uma celebração vibrante da cultura e da arte, fortalecendo os laços entre Rússia e Brasil por meio do poder universal da expressão cultural. Com uma programação abrangente e diversa, a iniciativa é um convite para que brasileiros de todas as idades descubram a riqueza e a beleza da cultura russa em suas diversas formas.


Desde sua criação em 2017, as "Temporadas Russas" apresentaram os melhores exemplos da cultura russa em dezenas de países, incluindo França, Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Japão, Cazaquistão e Uzbequistão. Os projetos apresentados pelas "Temporadas Russas" foram vistos por mais de 13 milhões de espectadores.


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page