top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Projeto que promove música e diversidade continua em abril

O tradicional projeto musical “Arte na Rua” retornou presencialmente este ano, a partir de março, e vem apresentando diversos artistas de nossa cidade em locais distintos: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (Campo de São Bento), Horto do Fonseca, Horto do Barreto e Rolerzão (Praia de Piratininga). A programação é gratuita e segue durante os fins de semana, com nossos talentos.

Renato Rocketh / Divulgação

Nesta semana, sábado (9/4), Marcus Lima promete animar o público presente, às 11h, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno; e, às 16h, no Horto do Fonseca, o cantor e compositor Renato Rocketh, ex-integrante da banda de Cazuza e compositor do hit de Marina Lima, ‘Uma Noite e Meia’, é quem anima o público do Arte na Rua.


O Projeto


O projeto mostra o quanto a cultura influencia no desenvolvimento da cidade e da população, por meio da ocupação dos territórios públicos, com apresentações gratuitas em diferentes linguagens.


O Arte na Rua afirma o potencial criativo da cidade e valoriza a ocupação dos territórios públicos por todas as faixas etárias.


“Partindo do princípio que as ruas são livres para as manifestações artísticas, o Arte na Rua está de volta para promover apresentações gratuitas de diferentes linguagens artísticas em vias e espaços públicos, estabelecendo um diálogo direto entre artistas e cidadãos”, afirma Marcos Sabino, Presidente da Fundação de Arte de Niterói.


Em nove anos de atuação, o projeto já passou por diversos bairros, percorrendo de norte a sul o território niteroiense. Foram contempladas mais de quatro mil apresentações, distribuídas entre música, teatro, dança, circo, arte-educação, entre outras.


Mesmo durante a pandemia da covid-19, no ano de 2020, o Arte na Rua esteve presente nas redes da Cultura Niterói com lives semanais. Desta forma, além de produzir um conteúdo de altíssima qualidade para o público em isolamento, os grupos e bandas conseguiram se reunir para uma apresentação única em tempos tão necessários.


Sobre os artistas:

Divulgação

Marcus Lima


Marcus Lima, cantor, compositor e violonista carioca, nos idos dos anos 90 ao se despedir da carreira profissional de jogador de futebol em Lages (SC), retornou a sua cidade de origem e passou a mostrar sua arte e suas habilidades em diversas casas de shows na cidade, tendo a oportunidade de conhecer grandes músicos e compositores.


Aos poucos desenvolveu a sua arte de compor imprimindo sua própria assinatura nas melodias e letras, iniciando no ano de 1997 sua trajetória nos Festivais de Música pelo país, com a sua primeira vitória em Baurú (SP) no FEMPOP – Festival de Música Popular.


Depois deste que foi o pioneiro, o compositor venceu mais oito Festivais, participou como finalista entre outros tantos, foi indicado aos Prêmios IBM e TIM de Música com seu segundo CD “Quem Canta”, foi vice-campeão do São Paulo Exposamba e representando a cidade de Niterói como único samba classificado para a final, venceu o Concurso “Lefê de Samba”, que foi realizado dentro da Feira Carioca de Samba no Rio de Janeiro, com seu já popular samba “Seu Damião”.


Em função da pandemia que nos assolou nesses últimos anos e com a impossibilidade de atuar ao vivo em seus shows, o artista aproveitou e se aprofundou em novas canções e desde então entrou em estúdio para a gravação de novo álbum que permeia as comemorações de 25 anos de carreira no segundo semestre deste ano.


Renato Rocketh


O cantor, compositor e baixista Renato Rocketh é nascido em uma família de músicos, iniciou a carreira artística ainda na adolescência. Influenciado pelo irmão mais velho, Paulinho Rocketh, guitarrista que integrava a banda Vitória Régia, de Tim Maia. Renato, aos 12 anos de idade, decidiu o que seria para o resto de sua vida: tornar-se um baixista.


Foi baixista da banda do cantor Byafra por 7 anos. Também foi da banda Põe Pra Fora, exclusiva da cantora Marina Lima, esteve a oportunidade de se lançar como compositor e cantor. A música “Uma Noite e Meia”, de sua autoria, gravada no álbum Virgem, com participação de Renato nos vocais, alcançou a marca de 550 mil cópias vendidas.


Foi baixista e arranjador da banda Feras do Caju, juntamente com Cazuza, e gravou o lendário álbum Burguesia, em 1989. Compôs duas canções em parceria com o próprio Cazuza (“Eu Quero Alguém” e “O Brasil Vai Ensinar ao Mundo”).


Em 1995, passou a fazer parte da Banda Serta, de Sandra de Sá. Compôs a canção Lucky, título do disco lançado por Sandra de Sá em 1997, com produção de Guto Graça Mello. Em seu primeiro trabalho solo, Rocketh gravou o CD “Hoje”, lançado pela Niterói Discos. O álbum “Noite Carioca”, lançado em 2017, foi distribuído para toda a Europa.

Divulgação

André Jamaica


O músico André Jamaica é cantor, compositor e pesquisador. Produz há oito anos o projeto Samba de Fé no Quilombo do Grotão em Niterói e é vocalista dos grupos Sambalangandã, Samba da Prainha e Filhos de Oxóssi. André Jamaica é conhecido pelo repertório vasto, fruto de pesquisas e de sua relação com as religiões afro-brasileiras.


Jamaica é nascido e criado na Baixada Fluminense, estudou na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, em São Gonçalo, e está há anos em Niterói desde quando começou a trabalhar na UFF. Já tocou em algumas casas culturais da cidade e com diversos sambistas cariocas. Para ele as raízes do samba já estão fincadas na cultura popular e tem tudo para se perpetuar através das próximas gerações.


Programação – 2ª semana de Abril:


Centro Cultural Paschoal Carlos Magno - Campo de São Bento (sábado, 11h)

9/4 – Marcus Lima

Endereço: Alameda Edmundo de Macedo Soares e Silva, s/n - Icaraí, Niterói


Horto do Fonseca (sábado, 16h)

9/4 – Renato Rocketh

Endereço: Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca


Horto do Barreto (domingo, 13h)

10/4 – André Jamaica

Endereço: R. Dr. Luiz Palmier, s/n – Barreto


Toda a programação é gratuita.


Fonte: Departamento de Imprensa SMC/FAN


Comentários


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page