Projeto 'Um Dia no Parque' tem atividades no Parnit

De volta ao lar. Esse é o tema deste ano do Um Dia no Parque, projeto de abrangência nacional que tem como objetivo incentivar as pessoas a se reconectarem com a natureza ao visitar parques e unidades de conservação em suas cidades. Mais uma vez, Niterói irá participar com duas atividades que irão acontecer no próximo domingo (24/7), no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit). Atualmente Niterói conta com 10 unidades de conservação municipais, sendo cinco na categoria de proteção integral.

Foto: Berg Silva / Prefeitura de Niterói

O projeto se define como a maior celebração pelas áreas protegidas do Brasil. No Parnit, o Um Dia no Parque será comemorado com uma Oficina de Sinalização de Trilhas, às 8h, na trilha do Bosque dos Eucaliptos, seguindo a metodologia da Rede Brasileira de Trilhas. O ponto de encontro é na sede do Parnit (Parque da Cidade). Logo após a oficina, haverá plantio de espécies ameaçadas de extinção, como palmeira-juçara, cedro-rosa, garapa e pau-brasil. As duas atividades são abertas ao público.


O projeto foi criado em 2018 pela Coalizão Pró UCs como uma ação de mobilização e engajamento, que visa o fortalecimento das mais de 2 mil unidades de conservação brasileiras por meio da criação de uma cultura de conhecimento e valorização das áreas protegidas.


O objetivo, ao estimular as pessoas a visitarem essas áreas, é apresentar as possibilidades de atividades que elas oferecem, conscientizar a sociedade sobre a existência e a importância das UCs para a proteção e preservação da biodiversidade dos biomas brasileiros, além de criar um sentimento de pertencimento e estima da população do Brasil em relação a essas áreas.


“Esta será a terceira participação de Niterói no Um Dia no Parque. Fazemos questão de marcar presença porque nosso município vem investindo nos últimos anos na criação de unidades de conservação e no uso desses locais pela população. Niterói tem mais de 50% do seu território protegido e incentivamos o sentimento de pertencimento da natureza local ao promovermos cada vez mais a visitação aos nossos parques”, afirma Rafael Robertson, secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.


Além do Parnit, os Parques Naturais Municipais da Água Escondida e Floresta do Baldeador, criados em 2020 e 2021 respectivamente, também participarão da ação. Serão divulgados no Instagram da Secretaria de Meio Ambiente (@meioambiente.niteroi) vídeos com a atuação dos voluntários no manejo e na sinalização de trilhas nessas unidades.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif