top of page
banner multivacinacao niteroi 780x90px 9 8 24.jpg

Projeto vai formar jovens lideranças para a promoção de direitos

O Ministério da Justiça e Segurança Pública aproveitou a Cúpula Youth20 – Festival das Juventudes, reunião de jovens de vários países que acontece no Rio de Janeiro, para lançar o projeto 'Defensores Populares em Direito'. O encontro, preparatório para o G20, teve início na última segunda-feira (12/8), e vai até sexta (16/8). O objetivo do evento é discutir as demandas dos jovens, que devem ser levadas para a cúpula do G20, em novembro, também na capital fluminense.

A juventude é um dos 13 grupos de engajamento que fazem parte do G20 Social. O ponto alto do grupo será justamente a Cúpula Social, que ocorrerá por 3 dias, a partir de 14 de novembro, às vésperas da Cúpula de Líderes do G20.


O projeto 'Defensores Populares em Direito' visa contribuir para a formação de mil jovens, que atuarão como multiplicadores na defesa, na promoção e na identificação de violações de direitos em seus territórios.

As atividades vão priorizar lideranças comunitárias, especialmente jovens em vulnerabilidade econômica, social e financeira, assim como mulheres, negros, povos e comunidades tradicionais, pessoas com deficiência e LGBTQIA+. Entre os critérios de preferência, se destacam jovens com participação em movimentos sociais ou que estejam vinculados a cursinhos populares comunitários.


“Acreditamos que a juventude não é apenas sujeito de direitos, mas também que os jovens podem ser potências, lideranças e mobilizadores da luta pelo acesso a direitos nas suas comunidades. Queremos oferecer formação para que os jovens se tornem agentes disseminadores da agenda de acesso à Justiça no Brasil”, destacou a secretária de Acesso à Justiça, Sheila Carvalho.


De acordo com a Secretaria de Acesso à Justiça, serão investidos, inicialmente, R$ 15 milhões para o desenvolvimento do projeto na Bahia, Distrito Federal, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e em São Paulo. As ações ocorrerão nas regiões metropolitanas das capitais, de acordo com municípios priorizados pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page