top of page

Prorrogado o prazo para a Declaração Cadastral do Imóvel

A Prefeitura Municipal de Niterói publicou na última quarta-feira (30/8), no Diário Oficial, a prorrogação da Declaração de Informação Cadastral do Imóvel (DeCad). O contribuinte terá até o dia 16 de setembro para fazer a DeCad. De acordo com a Prefeitura, a declaração não é obrigatória, mas é uma excelente oportunidade para o morador ficar em dia com seus dados fiscais.

Divulgação

O objetivo da DeCad é atualizar as informações pessoais e do imóvel dos contribuintes da cidade. A declaração deverá ser feita online por meio do site da Secretaria de Fazenda de Niterói.


“Chegamos à marca de 2 mil contribuintes que aderiram à Decad. Atendendo a pedidos, prorrogamos o prazo. Essa é a última oportunidade, por isso o contribuinte precisa ficar atento ao novo prazo para não perder os benefícios, como o desconto de até 5% no IPTU de 2023. Para aquele morador que fez uma alteração na área construída, cabe lembrar que o passado não será cobrado”, explica a secretária de Fazenda de Niterói, Marilia Ortiz.


A entrega da declaração garante ao contribuinte que estiver em dia com todas as parcelas do IPTU de 2022 um desconto de até 5% no imposto do ano que vem. Aqueles contribuintes que declararem alterações na área construída do imóvel terão como benefício o perdão da diferença de tributos devidos, referente aos últimos cinco anos.


Segundo a Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), todos os titulares de imóvel no município estão aptos a fazer a atualização das informações pessoais. Para o recadastramento dos dados do imóvel, estão aptas as matrículas que se enquadrem nos seguintes parâmetros: lojas, casas, cobertura de prédios, terrenos com construções não regularizadas, estacionamentos e construções especiais, como hospitais, galpões, escolas, supermercados, indústrias, etc.


De acordo com a SMF, a alteração dos dados cadastrais do imóvel via DeCad terá apenas efeitos tributários. Não se trata de uma ferramenta apta a regularizar a situação do imóvel perante outros órgãos como a Secretaria Municipal de Urbanismo ou o Registro Geral de Imóveis, por exemplo.


Para que seja possível fazer o recadastramento das informações pessoais e, quando for o caso, do imóvel de sua propriedade, é necessário que o CPF/CNPJ já conste na Secretaria Municipal de Fazenda como titular do imóvel. Caso ainda não tenha feito a alteração de titularidade de seu imóvel, o contribuinte deverá seguir o procedimento informado no Portal de Serviços da Prefeitura.


Dúvidas


Para obter mais informações ou tirar dúvidas, basta enviar um e-mail para decad@fazenda.niteroi.rj.gov.br. A página da Decad também disponibiliza o menu ‘perguntas frequentes’.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

300x250px.gif
728x90px.gif