top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Pró Sustentável 2: equipe do BNDES visita locais que vão receber investimentos

A prefeita em exercício de Niterói, Isabel Swan, se reuniu, nesta quarta-feira (10/9), com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que analisam os últimos detalhes do financiamento do Programa PRO Sustentável 2, voltado à requalificação ambiental e urbana da Região Oceânica e renaturalização dos rios da Região de Pendotiba.

Foto: Márcio Sili /  Divulgação
Foto: Márcio Sili / Divulgação

Isabel, que também é secretária Municipal do Clima, Defesa Civil e Resiliência, destacou a importância da visita do BNDES.


“A gente já enviou toda a nossa documentação, tanto da Fazenda quanto a documentação técnica. Agora os representantes do banco fazem uma análise nos locais que vão receber o PRO Sustentável 2. A gente está buscando esse financiamento do BNDES, que apresentou as melhores taxas”, explicou Isabel Swan.


Um dos destaques do Programa é o Parque Lagoa de Itaipu. A expectativa é de que, a exemplo do Parque Orla de Piratininga Aifredo Sirkis (POP), o novo espaço traga benefícios duradouros para o meio ambiente e para a qualidade de vida dos moradores da região. Os jardins filtrantes também estarão no novo parque.

Foto: Márcio Sili /  Divulgação
Foto: Márcio Sili / Divulgação

A ideia é que os equipamentos de Soluções Baseadas na Natureza (SbN) façam a filtragem de águas pluviais. O projeto prevê, ainda, ciclovia de 5,5 quilômetros de extensão, mirantes, restauração da vegetação nativa e proteção da fauna local, por meio da implantação de abrigos naturais e do controle do acesso de animais domésticos.


A renaturalização da Bacia Hidrográfica da Região de Pendotiba também é outra prioridade, com foco na recuperação do curso do Rio Jacaré, incluindo desobstrução, desassoreamento e restauração das características naturais.


O Programa PRO Sustentável 2 é mais um passo da Prefeitura para transformar a cidade de forma sustentável e resiliente. Niterói conta com 56% de seu território protegido por parques e reservas, como o Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) e o Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), que incluem o Parque da Cidade e outras áreas de preservação.


Exemplo que deu certo


O Parque Orla de Piratininga possui 680 mil metros quadrados, conta com oito píeres e 17 praças, incluindo jardins filtrantes que tratam as águas pluviais sem o uso de produtos químicos.


É um parque urbano baseado em soluções da natureza e que já foi reconhecido com prêmios como o AIPH World Green City Awards, primeiro e único prêmio global para cidades onde as plantas e a natureza são o foco principal.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page