Putin a Xi Jinping: parceria russo-chinesa vive 'melhor período da história'
O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente chinês, Xi Jinping, se reuniram nesta quarta-feira (3) na Cúpula da Organização para a Cooperação de Xangai (OCX), em Astana, capital do Cazaquistão. O líder russo declarou que a colaboração entre Moscou e Pequim não é dirigida contra ninguém e as relações de parceria estratégica entre os dois países estão vivendo "o melhor período da sua história".
“Não estamos a criar blocos ou alianças [...], estamos simplesmente a agir no interesse do nosso povo”, explicou o líder russo. “As relações entre a Rússia e a China estão no melhor momento da sua história, baseadas nos princípios da igualdade de direitos”, disse ele.
Segundo Putin, Moscou e Pequim continuam a fortalecer a sua interação nos assuntos globais, sendo um dos principais fatores estabilizadores do mundo. Da mesma forma, Putin destacou que a OCX consolidou o seu papel como um dos pilares fundamentais de uma ordem mundial multipolar equitativa.
“Certamente apoiaremos a presidência da OCX da China em 2024-25”, acrescentou. O líder russo disse esperar que Xi Jinping participe na cúpula dos BRICS, que se realizará em Kazan, em outubro deste ano.
Xi, por sua vez, declarou: “Os acordos alcançados entre a China e a Rússia estão sendo totalmente implementados e a cooperação nas direções que traçamos está progredindo sem problemas”. Segundo ele, diante de uma situação internacional e de um ambiente externo muito mais difíceis, Moscou e Pequim devem manter o compromisso com a “amizade eterna”.
Esta é a segunda reunião dos dois líderes em menos de dois meses. Em maio, Putin visitou a China na sua primeira viagem ao estrangeiro após a tomada de posse, onde assinou uma declaração com Xi sobre laços mais estreitos, parceria global e interação estratégica entre Moscovo e Pequim. Além disso, as respectivas delegações assinaram 10 documentos bilaterais.
Com a Agência RT
Comentarios