Putin e Xi Jinping discursam no fórum "Um Cinturão, Uma Rota"
- 18 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Nesta quarta-feira, 18 de outubro, a cerimônia de abertura do terceiro fórum de cooperação internacional "Um Cinturão, Uma Rota" foi realizada na Casa da Assembleia Popular em Pequim. Os chefes de estado da Rússia e da China discursaram na abertura do evento. O Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, enfatizou que o objetivo da iniciativa "Um Cinturão, Uma Rota" é fortalecer os laços políticos, de infraestrutura, comerciais, financeiros e interpessoais, dar um novo impulso à economia mundial, criar novas oportunidades para o desenvolvimento global e formar uma nova plataforma para a cooperação econômica internacional.

Ele observou que, nos últimos 10 anos, a cooperação internacional dentro da estrutura do Cinturão e Rota avançou, desenvolvendo-se ativamente e produzindo resultados frutíferos. A cooperação se espalhou do continente eurasiano para a África e a América Latina, com mais de 150 países e 30 organizações internacionais assinando documentos sobre o desenvolvimento de parcerias, segundo informa China Daily, o parceiro da rede TV BRICS.
"A República Popular da China tornou-se um importante parceiro comercial de mais de 140 países e regiões e uma importante fonte de investimentos para um número ainda maior de nações. Tanto o investimento chinês no exterior quanto o investimento estrangeiro na China contribuem para fortalecer a amizade, a cooperação e a confiança", afirmou o presidente da China
Ele acrescentou que a China trabalhará com todas as partes interessadas para levar a cooperação do Cinturão e Rota a um novo estágio de desenvolvimento de alta qualidade e fará esforços incessantes para alcançar a modernização de todos os países.
"A China tomará oito medidas importantes para apoiar a cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota", acrescentou Xi.
Por sua vez, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, enfatizou que a Rússia e a China, assim como a maioria dos países do mundo, estão unidas pelo desejo de uma cooperação igualitária e mutuamente benéfica para alcançar o progresso econômico universal sustentável e de longo prazo e o bem-estar social, respeitando a diversidade civilizacional e o direito de cada estado ao seu próprio modelo de desenvolvimento.
"É importante que haja um acordo concreto entre a Rússia e a China sobre o desenvolvimento paralelo e coordenado do EurAsEC e do programa "Um Cinturão, Uma Rota", e que um acordo não preferencial sobre comércio e cooperação econômica entre os estados-membros do EurAsEC e a República Popular da China esteja sendo implementado", ressaltou Putin.
O presidente russo mencionou uma série de planos promissores que já estão começando a ser colocados em prática e que complementam harmoniosamente outros projetos de infraestrutura na Eurásia, incluindo os promovidos pela iniciativa "Um Cinturão, Uma Rota", e que, juntos, possibilitam a criação de uma base unificada de transporte e logística e a diversificação dos fluxos de carga por meio de entregas mais eficientes, confiáveis e seguras.
"A Rússia, que presidirá o BRICS ampliado no próximo ano, tomou a iniciativa de estabelecer uma comissão permanente sobre logística de transporte no âmbito dessa associação, que com a participação dos membros do BRICS, países parceiros de nossa associação e outros estados interessados, poderia tratar do desenvolvimento de corredores de transporte internacional em sua totalidade", acrescentou o líder russo.
O terceiro fórum de cooperação internacional "Um Cinturão, Uma Rota" está sendo realizado nos dias 17 e 18 de outubro em Pequim para marcar o 10º aniversário da iniciativa de mesmo nome.
Fonte: TV BRICS









Comentários