top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Putin: "Extremo Oriente é prioridade estratégica para a Rússia"

Nesta terça-feira, 12 de setembro, o Presidente russo, Vladimir Putin, participou da sessão plenária do 8º Fórum Econômico Oriental. Em seu discurso, o chefe de estado declarou que, no ano passado, o volume de negócios da Rússia com os países da Ásia-Pacífico aumentou em 13,7%. E, no primeiro semestre deste ano, cresceu 18,3%.

Reprodução

"Esperamos que nosso comércio com os países da Região Ásia-Pacífico (RAP) e as relações econômicas em geral continuem a se desenvolver. Afinal de contas, a Rússia e o nosso Extremo Oriente estão abertos para o fortalecimento dos laços comerciais e de cooperação. E o potencial de tal cooperação simplesmente não pode ser superestimado", observou ele.


Putin acrescentou que o Distrito Federal do Extremo Oriente corresponde a 40% do território da Federação Russa.


"Aqui está quase metade de nossas florestas e reservas de ouro, mais de 70% dos peixes e diamantes. Mais de 30% do titânio e do cobre. As mais importantes empresas estratégicas, portos marítimos e ferrovias operam aqui", enfatizou.


O líder russo ressaltou que a dinâmica de investimento no Extremo Oriente é três vezes mais rápida do que a dos números de toda a Rússia. E disse que o país construirá autoestradas de alta velocidade através da Sibéria e do Extremo Oriente até o Oceano Pacífico.


"O papel do Extremo Oriente, bem como o papel e a importância de nosso país no mundo, tenho certeza, só crescerá", afirmou.


A sessão plenária do VIII Fórum Econômico Oriental, que acontece de 10 a 13 de setembro em Vladivostok, contou com a presença da vice-Presidente do Laos, Pany Yathotou, que se tornou a principal convidada estrangeira do FEO-2023. Yathotou enfatizou que a cooperação entre os dois países é baseada em interesses mútuos.


"A República Democrática Popular do Laos manteve relações confiáveis no passado com a URSS e continua a fortalecer a cooperação com a Federação Russa. Vemos um aumento no volume de negócios entre os dois países, um aumento no investimento e também esperamos um aumento no tráfego de turistas da Rússia", disse ela.


Fonte: TV BRICS

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page