Putin fala sobre expansão do BRICS antes de viagem à China
- Mehane Albuquerque
- 16 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Na véspera de sua viagem à China para participar do Fórum Cinturão e Rota, o Presidente russo, Vladimir Putin, concedeu uma entrevista a (China Media Group CMG), o parceiro da rede TV BRICS. A conversa abordou a expansão do BRICS, as possibilidades desse mecanismo de cooperação internacional e seu crescente potencial e atratividade para outros países.

O chefe de estado falou sobre o processo histórico do qual a expansão do BRICS é uma manifestação e observou o papel que a Rússia desempenhará no futuro BRICS e durante sua presidência.
O presidente mencionou que esse processo de expansão é baseado em uma realidade objetiva.
"O mundo multipolar está sendo criado por si mesmo, por fato. Podemos acelerar esse processo, podemos tentar atrasá-lo, <...> mas sua criação é inevitável. Ele está acontecendo por si só e por causa do potencial de crescimento de muitos países inclusive, e principalmente, o potencial de crescimento da República Popular da China. <...> E esse crescimento é evidente, incluindo a esfera econômica", observou Putin.
Quanto ao BRICS, na época da cúpula de Joanesburgo, a proporção entre as economias do G7 e do BRICS já estava a favor do último grupo em termos de paridade de poder de compra, acrescentou Putin. O líder russo enfatizou que, depois de se juntarem mais seis membros ao BRICS, a proporção passou a favorecer ainda mais os países do grupo dos cinco.
"Essa é uma manifestação do processo objetivo de formação de um mundo multipolar. Isso significa que todos que se juntaram ao BRICS apoiam a ideia e o conceito de formação de um mundo multipolar", acrescentou Putin.
O chefe de estado disse que ninguém quer ficar à margem, todos querem relações iguais, e o formato do BRICS permitirá que os membros do bloco atinjam esse objetivo unindo esforços. O político também afirmou que a iniciativa do Cinturão e Rota (BRICS) demonstrou o desejo da China de intensificar a cooperação mutuamente benéfica.
Ele elogiou os resultados da iniciativa do Cinturão e Rota na última década desde sua implementação, segundo informa o site oficial do presidente russo.
Vale lembrar que o terceiro fórum de cooperação internacional "Cinturão e Rota" será realizado de 17 a 18 de outubro em Pequim. O evento está programado para o 10º aniversário da iniciativa de mesmo nome. Muitos países já confirmaram sua participação no evento.
Fonte: TV BRICS
Comments