top of page
banner niteroi carnaval 780x90px 16 02 24.jpg

Putin interrompe reunião com empresários para falar com Lula


(Foto: Mikhail Klimentiev/Sputnik)

O presidente russo, Vladimir Putin interrompeu reunião com a organização de empresários russa Delovaya Rossiya para conversar com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira (26).


"Foi uma conversa com o presidente do Brasil e com autorização dele quero transmitir a todos os participantes de nossa reunião de hoje, e também a toda a comunidade empresarial da Rússia, os melhores votos, os votos de êxito e prosperidade nos negócios", disse Vladimir Putin em uma reunião com a organização de empresários russa que ele interrompeu por causa de uma chamada internacional.


Assista ao vídeo aqui.


Durante a conversa telefônica, os dois líderes discutiram o potencial de cooperação econômica entre ambos os países.


O Brasil é um dos principais parceiros comerciais e econômicos da Rússia na América Latina, e o potencial de interação é muito bom, devido a dificuldades nas transações o volume de negócios "caiu apenas um pouco", a situação será corrigida, afirmou Vladimir Putin.


"O potencial é bom. Acho que vamos corrigir a situação como fazemos com outros países, com outras regiões do mundo. E aqui a solução é simples – é a transição para pagamentos em moedas nacionais", acrescentou.


Por sua vez, o presidente Lula informou que durante a conversa telefônica desta sexta-feira com Putin ele confirmou sua prontidão para manter um diálogo com Moscou e Kiev para buscar a paz.


Lula recusou o convite de Putin para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, evento que ocorre desde 1997 na cidade russa. A edição de 2023 será entre 14 e 17 de julho.


Desde o início do mandato, Lula articula com diversos países apoio para o fim do conflito na Ucrânia.


“Agradeci a um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, e respondi que não posso ir à Rússia nesse momento, mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e China, de conversar com ambos os lados do conflito em busca da paz”, escreveu o presidente em publicação nas redes sociais.

Por sua vez, o serviço de imprensa do Kremlin informou que o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente Lula discutiram questões sobre a cooperação conjunta no âmbito do BRICS e em outras plataformas multilaterais. Ressalta-se que a conversa foi construtiva e informativa.


Com a Sputnik Brasil

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner niteroi carnaval 300x250px 16 02 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page