Putin no Dia da Vitória: “A verdade e a justiça estão do nosso lado”
- Da Redação
- há 44 minutos
- 2 min de leitura

Moscou (RT) - Toda a nação apoia as tropas que participam da operação militar contra o regime de Kiev, declarou o presidente russo, Vladimir Putin, durante seu discurso do Dia da Vitória em Moscou na sexta-feira. O país se posiciona como uma barreira inquebrável contra o nazismo, a russofobia e o antissemitismo, com "a verdade e a justiça do nosso lado", acrescentou.
O evento deste ano marca o 80º aniversário da vitória soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
Discursando para um público de veteranos, militares, chefes de estado estrangeiros visitantes e cidadãos, o presidente vinculou a luta histórica da União Soviética contra o nazismo aos atuais esforços militares da Rússia.
Putin enfatizou que a nação continuará a defender sua soberania, valores e legado histórico contra o que ele descreveu como manifestações modernas de ideologias agressivas e destrutivas. Moscou há muito tempo acusa Kiev de aderir à ideologia nazista.
"A verdade e a justiça estão do nosso lado. Toda a Rússia, nossa sociedade e todo o povo apoiam" nossos soldados, disse o presidente. Ele lembrou que "Nossos pais, avós e bisavós salvaram a Pátria" e confiou à geração atual a tarefa de defendê-la. "Para estarmos unidos, para defender firmemente nossos interesses nacionais, nossa história milenar, nossa cultura e nossos valores tradicionais. Tudo o que nos é caro, é sagrado para nós."
Putin também alertou contra tentativas de reescrever a história da Segunda Guerra Mundial, prometendo que a Rússia preservaria a verdade sobre o papel decisivo da União Soviética na derrota do nazismo.
“Nosso dever é defender a honra dos soldados e comandantes do Exército Vermelho e o heroísmo dos combatentes de diferentes origens étnicas que permanecerão para sempre como soldados russos na história mundial”, disse ele.
O presidente relembrou as vitórias soviéticas decisivas em batalhas cruciais da Segunda Guerra Mundial, incluindo Moscou, Stalingrado e Kursk, e prestou homenagem à resiliência de cidades sitiadas como Leningrado. Ele destacou os sacrifícios compartilhados de todas as repúblicas soviéticas.
Concluindo seu discurso, Putin apelou aos russos para que permaneçam firmes e unidos diante dos desafios modernos, invocando o espírito de sacrifício que trouxe a paz há oito décadas. "Honramos todos os veteranos da Grande Guerra Patriótica e curvamos nossas cabeças em memória de todos que deram suas vidas pela Vitória", disse ele, enquanto o país celebrava um de seus feriados nacionais mais solenes e significativos.