top of page
banner felicidade é viver aqui niteroi mulher 780x90 29 11 24.jpg

Putin recebe prisioneiros russos trocados em Ancara

No aeroporto de Vnukovo, em Moscou, oito russos que foram libertados durante uma troca de prisioneiros entre a Rússia e outros países, desembarcaram nesta quinta-feira (1/8). A troca, a maior dos últimos anos, ocorreu na capital turca, Ancara, e incluiu 26 prisioneiros de sete países. A negociação foi feita com a mediação da Organização Nacional Turca de Inteligência (MIT, na sigla em turco).

Reprodução

O presidente Vladmir Putin recebeu pessoalmente Anna Dultseva e Artyom Dultsev, Vadim Krasikov, Pavel Rubtsov, Vadim Konoshchenok, Mikhail Mikushin, Roman Seleznev e Vladislav Klyushin.


Putin agradeceu aos repatriados pela lealdade ao juramento e ao dever e anunciou que todos receberão condecorações nacionais. De acordo com o Serviço Federal de Segurança (FSB, na sigla em inglês) da Rússia, os russos que retornaram à sua terra natal foram trocados por um grupo de pessoas que "agiram no interesse de estados estrangeiros em detrimento da segurança da Federação da Rússia".


Ainda segundo o FSB, o retorno dos compatriotas à Rússia foi possível graças ao trabalho sistemático de agências governamentais competentes e de parceiros estrangeiros.


Perdão


O presidente russo, Vladimir Putin, assinou decretos para perdoar cidadãos estrangeiros trocados, incluindo Whelan e Gershkovich, disse o Kremlin.


"Moscou é grata à liderança de todos os países que forneceram assistência na preparação da troca", acrescentou o Kremlin.


Putin agradeceu especificamente ao presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, pelo gesto de boa vontade e perdão ao cidadão alemão Rico Krieger, que foi condenado à morte.


ONU saúda troca de prisioneiros entre a Rússia e outros países


A Organização das Nações Unidas (ONU) apoia a troca de prisioneiros entre a Rússia e outros países que ocorreu nesta quinta-feira no aeroporto de Ancara, na Turquia, declarou o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stéphane Dujarric.


"Saudamos o fato de ter sido alcançado um acordo entre as partes e de que esta troca tenha sido possível ocorrer", disse Dujarric a jornalistas.


O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Turk, expressou "alívio" pela libertação dos prisioneiros detidos na Rússia.


Fonte: Sputnik

Commentaires


Divulgação venda livro darcy.png
banner felicidade é viver aqui niteroi mulher 300x250 27 11 24.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page