Putin sobre armas dos EUA: 'Rússia está destruindo como nozes'


(Foto: Sputnik/Mikhail Metsel)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, comentou a decisão dos EUA de enviar mais armas à Ucrânia.

"Seus sistemas de defesa aérea estão quebrando como nozes, dezenas foram destruídos", disse Putin em entrevista neste sábado (4).

A entrevista do presidente da Rússia foi feita para uma emissora russa, sendo que a sua íntegra será divulgada no domingo (5).

Em um trecho divulgado, ele se referiu ao anúncio do presidente dos EUA, Joe Biden, que forneceu um novo pacote de ajuda militar para a Ucrânia que inclui sistemas de foguetes de lançamento múltiplo Himars.

O Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade M142 (Himars) dispara foguetes de barragem com um alcance efetivo de cerca de 30 km, mas também pode implantar mísseis balísticos táticos que aumentam o alcance para até 300 km.

De acordo com o vice-chefe do Pentágono, Colin Kohl, o governo dos EUA considerará qualquer uso por Kiev do sistema de foguetes a partir do território da Ucrânia como defensivo.

A embaixadora americana em Kiev, Bridget Brink, reafirmou a declaração. Segundo ela, as Forças Armadas ucranianas determinarão elas próprias o alcance dos sistemas Himars.

Vladimir Zelensky prometeu anteriormente não usar esses sistemas para lançar ataques em território russo.

Quem também falou sobre o assunto foi o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia e ex-presidente do país, Dmitry Medvedev.

Segundo ele, se a Ucrânia usar armas contra instalações russas, as Forças Armadas da Rússia não terão escolha a não ser determinar ataques a centros de tomada de decisão.


Fonte: Agência Sputnik

300x250px.gif
728x90px.gif