Quaest: Lula tem 53% dos votos válidos e venceria no 1º turno


(Foto: Ricardo Stuckert)

Pesquisa da Quaest Consultoria, contratada pela Genial Investimentos, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avançou ainda mais na liderança da disputa à Presidência da República e venceria as eleições de outubro já no primeiro turno. Considerando apenas votos válidos - quando são descartados brancos, nulos e não vai votar - Lula tem 52,87% das intenções de voto, o que o elegeria na primeira etapa da corrida presidencial.

Divulgados nesta quarta-feira (8), os resultados estão em concordância com os da pesquisa Datafolha da semana retrasada, na qual o ex-presidente marcou 54% dos votos válidos.

Lula lidera em todas as projeções de segundo turno, ainda que a pesquisa aponte para uma vitória no primeiro.

De acordo com o levantamento, os governos Lula são vistos como os melhores da história recente por 62% dos eleitores.

Cenários

No cenário 1 da pesquisa estimulada - quando nomes são apresentados ao entrevistado -, testada com mais pré-candidatos, Lula aparece com 46% dos votos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, obtendo 30% das intenções. Ciro Gomes (PDT) vem em terceiro, com 7%. Mais atrás, aparecem André Janones (Avante), com 2% e Simone Tebet (MDB) e Pablo Marçal (Pros) - ambos com 1%. Demais candidatos não pontuam.

No cenário 2, com Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet, o petista tem 47% e pode vencer no primeiro turno, pois os demais candidatos somam 41%.

Lula (PT): 47%

Bolsonaro (PL): 29%

Ciro (PDT): 9%

Tebet (MDB): 3%

Brancos/Nulos/Não vai votar: 7%

Indecisos: 5%

No cenário 3, a pesquisa considerou a disputa entre Lula, Bolsonaro, Ciro e Janones. Nesse caso, com 48%, o petista também pode vencer no primeiro turno, pois os demais candidatos somam 42%. Lula (PT): 48%

Bolsonaro (PL): 30%

Ciro (PDT): 9%

Janones (Avante): 3%

Brancos/Nulos/Não vai votar: 7%

Indecisos: 4%

Na pesquisa espontânea - quando os nomes não são apresentados aos entrevistados -, Lula também lidera, com 32% das intenções de voto e com uma vantagem de 12 pontos percentuais sobre Bolsonaro. No levantamento de maio, a diferença era de 6 pontos percentuais.

Lula (PT): 32%

Bolsonaro (PL): 20%

Ciro (PDT): 1%

Brancos/Nulos/Não vai votar: 1%

Indecisos: 42%...

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas de 27 estados presencialmente entre os dias 2 e 5 de junho. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03552/2022.



Ganhe_Ate_300x250px.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
Aumentou_728x90px.gif