top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Rússia anuncia controle total do território de Azovstal, em Mariupol


(Foto: Sputnik/Aleksei Kudenko)

As Forças Armadas da Federação da Rússia tomaram o total controle das instalações subterrâneas da siderúrgica Azovstal, em Mariupol, na Ucrânia. Todos os soldados ucranianos bloqueados na siderúrgica se renderam, anunciou o Ministério da Defesa russo nesta sexta-feira (20).

"As instalações subterrâneas da empresa, nas quais os combatentes estavam escondidos, ficaram sob controle total das Forças Armadas russas", disse o comunicado militar russo. Além disso, detalha que, no total, desde a última segunda-feira, 2.439 soldados ucranianos entrincheirados em Azovstal depuseram as armas e se renderam.

Entre eles está o comandante do regimento Azov, Denis Prokopenko. Segundo o Ministério da Defesa russo, "devido ao ódio dos moradores de Mariupol e ao desejo do povo de puni-lo por inúmeras atrocidades, ele foi transferido do território da fábrica em um veículo blindado especial".

Sergei Volynski, apelidado de 'Volyna', comandante da 36ª Brigada de Fuzileiros Navais da Marinha Ucraniana, também bloqueada em Azovstal, também se rendeu. Citado pela agência RT, ele está envolvido no conflito Donbass desde 2014.

De acordo com a RT, os entrincheirados em Azovstal começaram a se render em massa na segunda-feira, depois que o Ministério da Defesa russo anunciou que concordou em evacuar seus combatentes feridos. No mesmo dia, o primeiro grande grupo de nacionalistas ucranianos se rendeu na área, composto por 265 pessoas, incluindo 51 gravemente feridos.

Segundo informou na quinta-feira, citado pela Sputnik, o representante oficial do Ministério da Defesa russo, major-general Igor Konashenkov, nas últimas 24 horas, renderam-se 771 combatentes do Batalhão Azov.

Por sua vez, o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, publicou um vídeo em sua conta do Telegram na manhã de terça-feira, no qual declarou que, "graças às ações dos militares ucranianos das Forças Armadas da Ucrânia, da Inteligência, bem como o grupo de negociação, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha e a ONU, estamos esperançosos de que a vida de nossos meninos possa ser salva".

Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page