top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Rússia apoia entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que o Brasil tem um papel fundamental na construção de um mundo multipolar, destacando a relação entre os presidentes Vladimir Putin e Lula. Em entrevista à Folha de S.Paulo, realizada em Moscou, ele, que ocupa o posto de porta-voz desde 2008, abordou temas como a posição do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, as relações econômicas bilaterais e a expansão do Brics.

Foto: Sergey Guneev / Kremlim

Questionado sobre o apoio da Rússia à inclusão do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, Peskov foi enfático:


“Nós estamos convencidos de que o Brasil tem direito natural à entrada no Conselho de Segurança e apoiamos verdadeiramente o Brasil.” O diplomata destacou, porém, que o processo de reformulação do Conselho é complexo, especialmente diante do cenário geopolítico atual.


Um ponto de diferença entre os dois países foi a entrada da Venezuela no Brics. Enquanto o Brasil mostrou reticência, a Rússia manteve seu apoio ao governo de Nicolás Maduro. “NNós apoiamos o presidente [venezuelano Nicolás] Maduro, e vamos seguir apoiando. São as nossas relações com a Venezuela. Nossas relações com o Brasil são outra coisa”, esclareceu Peskov.


Peskov elogiou as iniciativas do presidente Lula na busca por soluções pacíficas em conflitos globais, afirmando que Putin valoriza esses esforços. “Saudamos a disposição do presidente Lula em promover a paz”, disse. Ele reconheceu que o Brasil, apesar de não ter poder militar significativo, pode exercer um papel importante como mediador em um cenário internacional conturbado.


O porta-voz ressaltou a importância do Brasil como parceiro econômico da Rússia, mesmo em meio a desafios globais. Ele destacou que as relações bilaterais e a cooperação dentro do Brics têm fortalecido os laços entre os dois países. “Gostamos muito do Brasil, amamos o Brasil, e contamos com a reciprocidade brasileira”, disse Peskov.


Ao final da entrevista, Peskov demonstrou otimismo em relação ao fortalecimento das relações entre Brasil e Rússia. Ele projetou que, no futuro, temas como a cooperação entre os dois países e suas discussões no Brics ocuparão a maior parte do diálogo internacional, deixando questões como os EUA em segundo plano. “Espero que em uma próxima conversa possamos dedicar 50 minutos às relações russo-brasileiras e apenas dez ao presidente Trump”, brincou.


Peskov concluiu reforçando que Brasil e Rússia compartilham uma visão similar sobre a essência das relações internacionais e o futuro da ordem mundial. Para ele, as conversas entre Lula e Putin são um alicerce para avanços no diálogo e na cooperação entre os países, reafirmando o papel estratégico do Brasil no cenário global.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page