Rússia avalia resultados de sua atuação na presidência no BRICS
Maria Zakharova, representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, apresentou, em Moscou, um relatório que destaca os resultados da presidência russa do BRICS neste primeiro semestre. A informação é do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
"2024 é um ano especial para a Rússia, pois o país esta presidindo o BRICS. A presidência já contou com mais de 130 eventos em várias áreas de cooperação, incluindo política e segurança, economia e finanças, bem como contatos culturais e humanitários", afirmou Zakharova.
De acordo com a representante do Ministério das Relações Exteriores, no bloco político foram realizadas várias reuniões de alto nível, incluindo a Reunião de Ministros das Relações Exteriores do BRICS em Nijny Novgorod, na qual houve uma sessão prolongada com países do Sul e do Leste Global, além de representantes de organizações regionais.
Reuniões com os chefes dos Ministérios das Relações Exteriores dos países da parceira foram realizadas em Moscou, com discussões sobre as perspectivas de aprofundar a cooperação e promover o BRICS.
Os países do grupo também cooperam ativamente em plataformas internacionais, como as Nações Unidas. Por exemplo, uma declaração conjunta das delegações do BRICS foi assinada na 6ª Assembleia Ambiental da ONU em Nairóbi.
Segundo Zakharova, na esfera econômica, os países do BRICS estão discutindo o desenvolvimento sustentável, o apoio ao sistema de comércio multilateral e o aprimoramento da arquitetura financeira global. Foram realizadas reuniões de nível ministerial em várias áreas, incluindo turismo, esportes, meio ambiente, assuntos da juventude, economia, indústria e comércio.
Também no âmbito da presidência russa do BRICS, foram organizadas discussões sobre energia para debater áreas promissoras de cooperação nas áreas tradicionais de energia, segurança energética e cooperação tecnológica. Além disso, foi realizada a primeira reunião do Grupo de Contato do BRICS sobre Clima e Desenvolvimento Sustentável, na qual foi manifestado interesse em estabelecer uma Plataforma de Pesquisa Climática do BRICS, de acordo com a Zakharova.
A alta funcionária nota que as principais iniciativas dos países do BRICS têm como objetivo consolidar os principais resultados da cooperação entre os estados-membros do grupo nas áreas de comércio, agricultura, saúde, transporte, geologia, cultura e humanidades, além de esportes.
Entre elas estão a proposta da Rússia de criar uma plataforma de comércio de grãos para garantir a segurança alimentar; o estabelecimento do Grupo de Trabalho do BRICS sobre Medicina Nuclear; o acordo para lançar um mecanismo regular de interação no setor de transportes; a discussão sobre a formação da Plataforma Geológica do BRICS; a realização de eventos culturais e humanitários, como o Festival Internacional de Cinema do BRICS.
"Entre 12 e 23 de junho deste ano, os Jogos do BRICS foram realizados em Kazan pela primeira vez em um formato aberto. Atletas de quase 90 países participaram", disse Zakharova.
A Cúpula do BRICS será realizada em Kazan de 22 a 24 de outubro de 2024 e tem como objetivo fortalecer a posição do BRICS na arena internacional.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments