Rússia e Ucrânia concordam em criar corredores humanitários


(Foto: BelTA/Sputnik)

Nesta quinta-feira (3), após nova rodada de negociações, Rússia e Ucrânia concordaram em adotar uma série de questões humanitárias, incluindo a possibilidade de um cessar-fogo temporário para a organização de corredores humanitários voltados à evacuação e assistência de civis nas áreas onde os combates foram mais intensos. Ambos os lados concordaram também com uma terceira reunião no início da próxima semana.

"As partes chegaram a um entendimento sobre a provisão conjunta de corredores humanitários para a evacuação da população civil, bem como para a entrega de medicamentos e alimentos aos locais onde estão ocorrendo confrontos", disse o assessor do Gabinete Presidencial ucraniano, Mikhail Podolyak, e ainda acrescentando: "Concordamos em avançar para uma terceira rodada o mais rápido possível."

"Acho que continuaremos a discutir todo o bloco de questões de trégua, provavelmente em um futuro muito próximo", disse o representante ucraniano.

Por seu lado, citado pela agência RT, o conselheiro presidencial Vladimir Medinski, que chefia a delegação russa, disse que as delegações debateram questões militares e internacional-humanitárias, bem como as relacionadas com a futura resolução política do conflito.

Medinski indicou que as posições das partes são "claras" e que "para algumas delas foi possível encontrar um entendimento mútuo". "A principal questão que foi resolvida hoje foi o resgate de pessoas presas na zona de guerra", explicou o representante russo, que descreveu a decisão como "um progresso considerável".

As conversações tiveram lugar na zona florestal de Belovezha, na fronteira entre a Bielorrússia e a Polónia.

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg