Rússia entregará presidência do BRICS ao Brasil nesta quinta (28/11)
Entre os dias 27 e 28 de novembro, em Ecaterimburgo, na Rússia, está sendo realizada a reunião final dos sherpas e sub-sherpas do BRICS. Durante o evento, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia e sherpa do grupo, Serguei Riabkov, destacou que a resiliência do BRICS foi fortalecida com a expansão do grupo.
Ao longo do encontro, Riabkov fez um balanço das atividades realizadas pela Rússia durante sua presidência no BRICS e agradeceu aos colegas pela colaboração conjunta.
"Para ser sincero, este é um momento que mistura tristeza e alegria para nós. Tristeza porque estamos nos aproximando do fim do mandato na presidência, e embora ainda seja novembro, amanhã [28/11] será realizada a cerimônia de transferência da presidência. Mas também é um momento de alegria, porque este ano alcançamos juntos grandes resultados", disse Serguei Riabkov, Vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia.
Além disso, ele afirmou que, ao longo de 2024, os países-membros do BRICS demonstraram progresso significativo em todas as áreas de cooperação, incluindo política e segurança, economia e finanças, e relações humanitárias. Segundo Riabkov, a Rússia organizou mais de 250 eventos, e várias reuniões ainda estão programadas até o final do ano.
Ao fazer um balanço da presidência russa, o diplomata russo destacou acordos importantes, como a criação de uma bolsa de grãos do BRICS, um grupo de trabalho sobre o clima e o desenvolvimento sustentável, a fundação de uma plataforma geológica, tecnológica e de investimentos, além de um grupo de trabalho em medicina nuclear.
Riabkov expressou confiança de que os avanços alcançados em 2024 servirão como uma base sólida para a cooperação futura das nações do BRICS e permitirão que o Brasil, na condição de próximo presidente, desenvolva ainda mais esses trabalhos iniciados.
Entre os dias 22 e 24 de outubro, ocorreu em Kazan o XVI Cúpula do BRICS, principal evento da presidência russa. Como resultado, foi adotada a Declaração de Kazan, e os países-membros da associação acordaram a lista de novos parceiros do BRICS, uma nova categoria de cooperação oficializada durante o encontro.
O BRICS foi inicialmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e a partir de 2024, passou a incluir o Egito, o Irã, os Emirados Árabes Unidos, a Arábia Saudita e a Etiópia como membros plenos. Adicionalmente, Belarus, Indonésia, Malásia e Tailândia foram recentemente reconhecidos como países parceiros do BRICS.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comentários