Rússia lança com sucesso míssil sem igual no mundo


A Rússia fez o primeiro lançamento bem-sucedido do míssil balístico intercontinental Sarmat, disse na quarta-feira (20) aos jornalistas o Ministério da Defesa russo. Segundo o MD russo, o míssil não possui análogos no mundo: o míssil "possui características únicas que permitem superar com segurança todos os sistemas de defesa antimísseis existentes e futuros", informou.

"Hoje às 15h12, horário de Moscou [09h12, horário de Brasília], a partir de um silo no centro de testes espaciais de Plesetsk, na região de Arkhangelsk, foi realizado com sucesso o lançamento de um míssil balístico intercontinental de baseamento fixo Sarmat. Os objetivos do lançamento foram atingidos na sua totalidade. As características calculadas foram confirmadas em todas as etapas de seu voo. As ogivas de treinamento chegaram à área programada no polígono de Kura na península de Kamchatka", disse o ministério.

"Após a conclusão do programa de testes, o sistema de mísseis Sarmat entrará em serviço da Força Estratégica de Mísseis", apontou o Ministério da Defesa, acrescentando que para o Sarmat está sendo preparado um regimento de uma unidade de mísseis na região de Krasnoyarsk.

Segundo a declaração, "a gama de seu equipamento de combate foi fundamentalmente expandida tanto relativamente ao número de ogivas de combate quanto em termos de tipos, incluindo unidades hipersônicas planadoras", disse o Ministério da Defesa.

Também foi notado que "o novo míssil é capaz de atingir alvos a grandes distâncias usando diversas trajetórias de voo" e "tem caraterísticas únicas que lhe permitem superar garantidamente qualquer sistema de defesa antimíssil existente ou em desenvolvimento". Isso o torna o míssil mais potente do mundo, com o maior alcance, que reforçará o potencial nuclear da Rússia, continuou o Ministério da Defesa.

O Sarmat, produzido na Rússia, substituirá o grande míssil balístico intercontinental (ICBM) Voevoda.

Putin: 'pensar duas vezes'

Vladimir Putin, presidente russo, parabenizou as Forças Armadas da Rússia pelo sucesso do lançamento do ICBM.

"Caros companheiros, eu os parabenizo pelo lançamento bem-sucedido do míssil balístico intercontinental Sarmat. Esse é um grande e importante evento no desenvolvimento de sistemas de armamento avançados do Exército russo. O novo sistema tem as mais altas caraterísticas táticas e técnicas e é capaz de superar todos os meios modernos de defesa antimísseis. Ele não tem análogos no mundo, e não terá por muito tempo", comentou ele por videoconferência.

"Esta arma verdadeiramente única fortalecerá as capacidades de combate de nossas Forças Armadas, garantirá de forma confiável a segurança da Rússia de ameaças externas e obrigará a pensar duas vezes aqueles que no calor da retórica frenética e agressiva estão tentando ameaçar nosso país", assegurou Putin.

O chefe de Estado russo frisou que foram usados exclusivamente componentes nacionais.

"Sublinho em particular que foram usadas apenas partes, componentes e peças nacionais para construir o Sarmat e, claro, isso simplificará a produção em série do sistema pelas empresas do complexo militar-industrial, acelerando sua transferência para as Forças Estratégica de Mísseis", detalhou.


Fonte: Agência Sputnik

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg